Micro e pequenas empresas avançam na agenda da transformação digital

Pesquisa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) revela que a média da maturidade digital das micro e pequenas empresas brasileiras evoluiu 48,25 pontos neste ano. O resultado é mais alto do que o registrado nos anos anteriores, segundo o que consta na 3ª edição do Mapa da Digitalização das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) brasileiras.
Para a realização do levantamento, foi aplicado um questionário de 20 perguntas sobre digitalização de negócios a micro e pequenos empreendedores em todo o País. Segundo as respostas, a tecnologia mais implementada entre eles foi o acesso à internet em banda larga, com 53,9% de adesões. Por outro lado, o uso de ferramentas de e-learning, que na sua tradução é aprendizado eletrônico ou ensino à distância, foi apontado por 13,7% das empresas.
Apesar de alguns avanços digitais entre as micro e pequenas empresas, ainda há espaço para evolução, conforme apontado pela gerente de Transformação Digital da Abdi, Adryelle Pedrosa. “Constatamos nesta pesquisa, por exemplo, a pouca implementação de ferramentas de e-learning para aprendizagem e o arrefecimento na ampliação dos canais de negócios on-line”, afirma.
Ela atribui a desaceleração relativa aos canais a possíveis efeitos da reabertura econômica pós-Covid, marcada pelo retorno das atividades presenciais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Maturidade digital das empresas também cresceu
A pesquisa classifica ainda o nível de maturidade digital das empresas em uma escala de 0 a 100. Os resultados mostram que a média da maturidade digital das micro e pequenas empresas brasileiras evoluiu com mais força em 2023, com uma pontuação de 48,25, comparada a 44,07 em 2022 e 43,64 em 2021.
O setor de comércio apresentou a maior evolução pelo segundo ano consecutivo, enquanto o setor de serviços obteve os melhores resultados em 2023. No entanto, a diferença entre os setores é mínima, com uma média de maturidade digital próxima em todos.
A terceira edição do Mapa da Digitalização das MPEs Brasileiras contou com amostra de 2 mil micro e pequenas empresas de todas as regiões do Brasil. A coleta de respostas ocorreu por telefone entre maio e junho de 2023, garantindo representatividade nacional, regional e setorial. A pesquisa incluiu 664 respondentes do setor industrial, 668 do setor de comércio e 668 do setor de serviços.
Ouça a rádio de Minas