Consumidor quer ser comunicado sobre promoções neste Natal

O comércio já está se preparando para as festividades de fim de ano que movimentam o varejo e o consumidor também está em busca das promoções de Natal. A grande temporada de compras oferece aos clientes diversas opções de marcas que estão disputando a atenção e procurando as melhores estratégias de vendas.
Pesquisa realizada pela Sinch revelou dados que podem ajudar o comerciante a se destacar da concorrência. O estudo intitulado “Sinch 2023 Global eMail Engagement” foi feito com mais de 2 mil pessoas ao redor do mundo e revelou que 35,5% dos consumidores querem ouvir sobre ofertas sazonais o mais rápido possível.
Em relação aos canais pelos quais preferem receber a comunicação, 69,5% responderam que preferem por e-mail, seguidos por 22% pelas redes sociais e 19% por mensagens de texto. Das pessoas que querem receber mensagens promocionais via mensagens SMS, 48% querem um desconto único ou regular, e 12,8% querem atualizações ou upgrades de produtos
A investigação comprovou que 35,6% dos consumidores selecionaram pelo menos uma opção de mensagens móveis como seu canal preferido para receber promoções.
“Aprendemos que os consumidores preferem comunicações otimizadas para dispositivos móveis e que o e-mail é claramente o favorito quando se trata de promoções de fim de ano, que eles podem acessar facilmente de seus dispositivos móveis”, explica Adriana Sanchez, Head de Vendas Latam da Sinch.
Como falar com o consumidor
Ser um destaque na área de vendas requer estratégias adequadas para o consumidor, além da implementação de uma boa comunicação. Segundo os dados da pesquisa, o varejo deve falar com os clientes o quanto antes para não perder o timing das promoções de final de ano: que incluem a Black Friday e o Natal.
“De fato, 56,7% das pessoas querem saber sobre sua marca bem antes da temporada, 35,5% dizem que querem receber essas comunicações o mais rápido possível e 21,2% dizem que querem saber sobre uma marca pelo menos um mês antes. Então a melhor recomendação seria enviar o quanto antes alguma comunicação divulgando vendas especiais, descontos ou promoções que estão por vir”, comenta Adriana Sanchez.
A executiva ainda explica que como marca, abraçar esse desejo de engajamento precoce pode ser uma boa estratégia, de forma a garantir que o nome da empresa esteja no radar de seus assinantes quando a data chegar. “Apesar do maior volume de mensagens durante os períodos de pico de compras, nossa pesquisa global descobriu que as pessoas realmente querem ouvir sobre as marcas”, acrescenta.
O interesse em ouvir o comércio e receber mensagens informando promoções antecipadamente oferece uma oportunidade de construir uma estratégia omnichannel consistente, que aproveite os pontos fortes de todos os canais, de SMS a aplicativos de mensagens de mídia social e e-mail.
Outra forma de sair a frente na concorrência é investir em uma boa comunicação pós-compras. É que a pesquisa revelou que mais de 80% dos consumidores consideram as mensagens transacionais importantes durante a temporada de compras de fim de ano, indicando que os clientes apreciam a visibilidade das confirmações de pedidos, atualizações de entrega e capacidade de resolução de dúvidas e problemas.
A análise mostra, por fim, que 44,9% das pessoas que disseram querer receber mensagens transacionais de marcas, querem recebê-las por meio de um ou mais canais de mensagens móveis. E para pessoas com menos de 30 anos, esse número sobe para 59,1%.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas