Finanças

Agências de avaliação de risco elevam nota do BDMG em escala nacional

Diversificação da estrutura e baixo nível de inadimplência contribuíram para a nota A
Agências de avaliação de risco elevam nota do BDMG em escala nacional
Crédito: Bruno Simões/BDMG

As agências de avaliação de riscos Moody’s Local Brasil e S&PGlobal elevaram na quinta-feira (16) o rating de emissor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para A, ambas em escala nacional.

A Moody’s alterou o rating da instituição financeira de BBB+ para A, com perspectiva positiva. Segundo comunicado, o BDMG “tem apresentado uma ampla diversificação da sua estrutura de captação, com menor dependência de repasses e crescente acesso a recursos de entidades multilaterais e de investidores do varejo.”

Já a S&P informou que o BDMG passou de A- para A, com perspectiva estável, em escala nacional. Pontos positivos como o baixo nível de inadimplência que implica qualidade da carteira de crédito comparada a pares de rating similares foram destacados pela agência, assim como a “previsão de estabilidade da performance financeira do BDMG no horizonte de análise (revisão anual) além de níveis adequados de liquidez e capital”.

Para o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, são duas importantes notícias, em função de os dados reforçarem a confiabilidade da instituição no mercado e a saúde financeira da instituição. “Estamos ampliando nossas captações junto a instituições internacionais e, com isso, nossos desembolsos ano a ano. Mostramos que podemos aumentar nossa carteira de clientes e, ainda, reforçar nossa atuação junto às empresas e municípios mineiros, alinhados ao plano de desenvolvimento do Estado”, afirma.

A S&P também reafirmou na quinta-feira (16) o rating B do BDMG na escala global, com perspectiva estável. Em setembro deste ano, a Moody’s em escala global melhorou a avaliação de risco do Banco saindo de estável para positiva no rating B2. (Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas