Provedora de internet mineira expandirá atuação

Presente nas residências ou nas empresas de 50 mil clientes na região Leste do Estado de Minas Gerais, a Ibi Telecom, provedora de internet, muda sua marca e reforça a atuação no mercado. O novo ciclo da empresa também será marcado por expansão e crescimento, com investimentos que ainda não podem ser revelados, mas que proporcionarão uma ampliação de mercado importante em cinco anos, avançando para mais cidades mineiras e posteriormente para outros estados.
Com as mudanças, a Ibi Telecom, que atende cidades no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce, passa a se chamar somente Ibi, que significa Internet Brasileira Incrível. A nova proposta pretende uma maior projeção da empresa, além de oferecer internet de alta performance em fibra óptica, com preço acessível e com foco em proporcionar uma experiência “incrível” para o cliente.
Conforme a diretora de Marketing e Vendas da empresa, Mariana Matias, as mudanças preparam o terreno para uma expansão ainda mais ousada. “Nos próximos cinco anos, expandiremos em Minas, mas o objetivo é avançar para outros estados do País também. Tivemos um crescimento acelerado muito estimulado pela pandemia, o mercado de telecomunicações está aquecido e este é momento de nos consolidarmos após 18 anos de mercado”, comenta.
Ela conta que, em 2019, a empresa fechou o ano com 8 mil clientes e este ano já alcançou a marca de 50 mil conexões, um crescimento de 625%. “A pandemia nos mostrou que a internet virou um item essencial e nosso objetivo é torná-la acessível para este público que continua conectado apenas pela internet móvel”, diz. De acordo com dados da Comscore, multiplataforma que analisa cenários digitais, 68% dos usuários digitais brasileiros usam exclusivamente dispositivos móveis (celular ou tablet) para acessar a rede.
Para a diretora, a internet residencial, por exemplo, ainda tem potencial de crescimento. “A gente considera que esse mercado ainda tem grandes oportunidades e é o que está nos levando a fazer essas transformações. Estamos buscando chegar a novos públicos assim como atrair investimentos”, informa.
A Ibi Telecom, agora, Ibi, começou na cidade de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, com atuação em outras 10 cidades da região Leste do Estado. Sendo elas: Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso, Frei Gaspar, Frei Inocêncio, Ataléia, Matias Lobato e Ouro Verde de Minas.
Prestadoras de pequeno porte são maioria no Estado
Os provedores regionais de internet ou de pequeno porte são os principais fornecedores de banda larga no País. Em Minas Gerais não é diferente. Dados mais atuais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que, em setembro deste ano, o Estado possuía 5,2 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo que as provedoras de pequeno porte eram responsáveis por 68% desses acessos. Eram 3,60 milhões para as pequenas contra 1,66 milhões de acessos para as de grande porte.
No Brasil, no mesmo período já eram quase 48 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo que as provedoras de pequeno porte atendiam por 53% deste mercado (25,6 milhões de acessos). Um crescimento registrado desde 2016.
Marca foi premiada como melhor provedor regional do País
Ao lançar a nova fase, a empresa reforça sua missão de focar no que acredita ser essencial para os clientes: atendimento rápido, cobertura em bairros distantes e qualidade técnica superior.
Segundo Mariana Matias, a nova marca não é simplesmente visual, mas a afirmação da meta da organização. “Queremos enfatizar ao mercado a força da marca Ibi como alavanca para o segmento de telecomunicações”, diz.
Ela conta que este ano, além de atingir os 50 mil clientes, a Ibi foi premiada nacionalmente como o Melhor Provedor Regional do Brasil pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) na categoria 50 mil acessos, e também na esfera regional, pelo prêmio Melhor Plano 2023 em diversas cidades que atende.
Ouça a rádio de Minas