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Sympla amplia investimentos em Salvador 

Capitalbaiana foi escolhida como prioritária para investimentos da empresa nos próximos meses
Sympla amplia investimentos em Salvador 
Ideia é simplificar a vida dos nossos parceiros, afirma João Paulo Kitsis | Crédito: Sympla/Divulgação

Com o objetivo de atender melhor o público do Nordeste e fortalecer ainda mais a presença em uma região culturalmente relevante no País, a mineira Sympla, maior plataforma de experiências do Brasil, está ampliando os investimentos e escolheu a cidade de Salvador para a expansão. 

A empresa já tinha uma relação relevante com a cidade e entendeu que a capital da Bahia e o estado como um todo eram o mercado prioritário para o crescimento nos próximos meses. A empresa reforçará a atuação e as vendas presenciais de ingressos e contará com uma central de logística para melhor atender aos eventos do Estado.

Sem abrir valores de investimentos, João Paulo Kitsis, diretor de estratégia e negócios na Sympla explica que apesar de serem uma empresa de tecnologia praticamente virtual, eles acreditam nas relações humanas. “Quando fazemos uma expansão, a gente vai com um kit, não é só o escritório. O escritório justifica a presença local, vira um ponto logístico. É uma fase que valorizamos muito, ter pessoas que entendem da praça para atender o produtor, para entender as dificuldades locais, os detalhes da região”, comenta Kitsis.

O escritório de Salvador contará, a princípio, com quatro colaboradores dedicados, mais outros que eles consideram colaboradores itinerantes e há vagas em aberto também. O gestor explica que o crescimento se dará continuamente. A estrutura fará atendimento local, entrega de equipamentos e contará com vendedores locais.  

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Além da venda de ingressos pela plataforma, a Sympla oferece outros tipos de serviços, como as soluções para a venda de ingressos físicos, caso o produtor queira disponibilizá-la no evento. “Estando presencialmente na cidade, eu entrego os equipamentos no mesmo dia para o produtor. Além de reduzir os riscos de furto e de avaria, a ideia é simplificar a vida dos nossos parceiros”, comenta Kitsis.

A empresa está presente virtualmente em quase 4 mil cidades do Brasil e atende mais de 300 mil produtores. Presencialmente, Salvador será o quinto escritório além da sede em Belo Horizonte. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife já contam com escritórios e equipe dedicadas nas cidades.  Para Kitsis, a presença nas cidades garante uma experiência mais personalizada para produtores e compradores de ingressos na região. 

Em Salvador, a plataforma já conta com a participação de renomadas instituições da cidade como o Teatro Castro Alves, o Sesc Casa de Comércio, o Teatro Jorge Amado, o Teatro Módulo, o Tamar Salvador, a Casa Rosa, entre outros. Com a chegada presencial, a empresa espera ampliar a atuação. “Agora, queremos aumentar a quantidade de eventos dentro de Salvador e aumentar o número de produtores parceiros”, diz Kitsis. 

Todo evento é bem-vindo na Sympla

O diretor explica que todo tipo de evento é bem-vindo na empresa. “Evento gratuito, evento pago, evento religioso, festa corporativa, evento esportivo. Tudo é bem-vindo aqui. Somos uma das poucas empresas que consegue atender esse portfólio grande de produtor”, comenta.

A diversidade de eventos garante uma alta penetração no mercado consumidor das praças em que atuam. Só este ano, a empresa já participou da produção de mais de 273 mil eventos presenciais e 64 mil on-line. Foi responsável pela emissão de 35 milhões de ingressos, com uma média de 3,8 milhões de ingressos por mês.

Em toda a história da empresa, criada há 11 anos, cerca de 365 mil produtores divulgaram ou venderam eventos na plataforma. Números que, de acordo com o diretor, estão bem maiores que o período pré-pandemia.

Ele explica que várias métricas medem o crescimento da empresa e todas estão acima do dobro do período pré-pandemia. “A gente vinha em um ritmo de crescimento bom, dobrando de tamanho a cada ano antes da pandemia. Hoje, a gente é mais que o dobro do que éramos naquele período”, revela.

João Kitsis acredita que a qualidade e credibilidade com que operaram na época da pandemia, fortaleceu a marca e a confiança dos parceiros. “A gente sabia que nosso setor era o primeiro a fechar e o último a voltar. Tínhamos uma responsabilidade muito grande com os produtores e também com os consumidores. Muitos produtores viram na Sympla essa confiabilidade e a gente conseguiu passar por tudo aquilo juntos. Fortaleceu muito nossas relações com eles”, relembra.

Percentuais garantem a rentabilidade

A Sympla trabalha com taxas de serviço. O valor só é cobrado para eventos pagos e diz respeito ao uso da solução digital para publicação, gestão, venda e entrega das produções. O consumidor final compra ingressos para um evento e paga o valor do ticket que foi determinado pelo produtor mais um percentual pelo uso da solução digital. 

Já o produtor pode optar por três modalidades, que também é calculada por porcentagens sob o preço dos ingressos. Há a criação gratuita, em que nem produtor, nem consumidor final pagam pelo serviço. A segunda opção são as ‘criações pagas’, em que há a cobrança de 10% do valor do ingresso ou inscrição em cursos, ou um valor mínimo de R$ 2,50. A última opção é a ‘criação enterprise’ para eventos com necessidades específicas. 

Nessa modalidade, a Sympla oferece uma solução customizada. São produções que precisam, por exemplo, de uma ferramenta para venda de ingressos com lugar marcado ou de suporte em operação local. Para esses eventos, a taxa de serviço pode variar de acordo com as demandas da produção, e a melhor forma de entender o valor é conversando com consultores da empresa.

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