Negócios

Quais as práticas ESG que um supermercado pode adotar?

Guia da KPMG e Abras traz dez ações para o setor se adequar às práticas que são tendência no mundo inteiro
Quais as práticas ESG que um supermercado pode adotar?
Crédito: Adobe Stock

O advento de novas tecnologias, acesso ao conhecimento, possibilidade de interação nas redes sociais e a preocupação também com o futuro têm mudado os hábitos de consumo das pessoas. O consumidor já não se mostra tão passivo na hora de ir às compras e passou a levar em consideração, entre outras coisas, o posicionamento das marcas. Diante do cenário, entender o que é o ESG passou a ser não apenas um desafio para as empresas, mas um dos objetivos. E como isso funciona, por exemplo, em um supermercado?

Estudo realizado pela PwC Brasil e o Instituto Locomotiva, por exemplo, indica que 86% dos consumidores estão dispostos a priorizar marcas e lojas com propósito e 53% já deixaram de comprar de marcas por falta de responsabilidade social. Outra pesquisa, realizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) durante o Summit Brasil-Canadá 2023, revelou que o ESG já é uma realidade para 68% das empresas ouvidas.

Em vistas de orientar o setor de supermercados nesta tendência, a KPMG e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançaram o “Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro”, com orientações que todo supermercado pode seguir para melhor se estruturar sobre as constantes demandas tão debatidas atualmente.

A ação surge após o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento Abras ESG 2023, que contou com várias instituições dos 15 setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento, as quais trouxeram suas contribuições em espaços de debates divididos em temas relacionados a ESG, além de representantes dos poderes executivo, legislativo, agências reguladoras e órgãos internacionais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Priorizar esses objetivos é uma excelente oportunidade para as empresas do setor avançarem em melhores práticas. Isso fará com que o mercado supermercadista tenha um desenvolvimento coletivo e toda a sociedade seja beneficiada”, diz o sócio-líder para o segmento de Varejo da KPMG no Brasil, Paulo Ferezin.

Os 10 objetivos do ESG para o setor supermercadista

esg objetivos supermercado
Cinco dos dez objetivos são voltados para o “E” (Ambiental), três para o “S” (Social) e dois para o “G” (Governamental)
| Crédito: Reprodução/Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro

Se você possui um supermercado e quer adotar práticas em conformidade com os Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas ONU, confira dicas traçadas pelo “Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro”.

Gestão de resíduos e logística reversa de embalagens

Calcule o volume de resíduo gerado e a quantidade de resíduos que realmente vão para a reciclagem, a quantidade de resíduos orgânicos compostados, a eficiência na separação de resíduos, implementação de programas de reciclagem e logística reversa, a reutilização de embalagens e o engajamento dos clientes, na prática de reciclagem.

Redução de emissões de gases refrigerantes

Mensure a quantidade de gases refrigerantes consumidos pelo sistema de refrigeração em um determinado período, avalie a frequência e a ocorrência de vazamentos, verifique a proporção de gases recuperados durante a manutenção ou substituição do sistema de refrigeração. Avalie a substituição de gases com alto GWP para menores.

Eficiência hídrica

Identifique a quantidade de água consumida, relacione esse consumo ao espaço de vendas do supermercado e veja a proporção de água tratada reutilizada. Monitore e registre vazamentos.

Eficiência elétrica

Afira a quantidade de energia utilizada, relacione o consumo ao espaço de vendas do supermercado, verifique o consumo de energia por equipamento de refrigeração e iluminação. Mensure o uso de energia renovável, como energia solar, por exemplo.

Redução de emissão de gases efeito estufa na operação e na logística

Faça um levantamento das emissões de gases emitidos pela operação e logística do supermercado. Divida as emissões em três escopos conforme a metodologia do Protocolo de Gases do Efeito Estufa. Utilize veículos sustentáveis no transporte de mercadorias. Faça a compensação das emissões de GEE investindo em projetos de redução de carbono e compra de créditos.

Modernização do sistema de prazo de validade e adoção do “Best Before

Faça uma proporção dos produtos vendidos com a data Best Before em relação à validade tradicional. Registre a quantidade de alimentos desperdiçados antes e depois da aderência a esse sistema. Produza pesquisas de avaliação do cliente sobre a percepção deles da clareza de como funciona o sistema Best Before.

Venda social e doação de alimentos a grupos populacionais vulneráveis

Quantifique o total de alimentos doados. Mensure o valor monetário dos alimentos, isso ajuda na verificação do impacto econômico das doações. Faça pesquisas de avaliação com os públicos beneficiados, isso ajudará a avaliar o impacto social do supermercado na vida das pessoas.

Geração de emprego, 1º emprego e renda

Registre a quantidade de empregos gerados e classifique por categorias. Registre os números de vagas oferecidas a pessoas em seu primeiro emprego e a renda média dos colaboradores, isso ajudará a avaliar o impacto do supermercado nas iniciativas de geração de emprego e melhoria de renda e qualidade de vida dos funcionários.

Adoção das melhores práticas de governança familiar e corporativa

Avalie se o supermercado possui uma estrutura formal de governança, conselho de administração ou consultivo, certifique-se que os membros desses conselhos tenham independência em relação à administração. Faça indicadores dos níveis de transparência das informações financeiras e operacionais, tenha políticas claras de sucessão de empresas familiares, faça investimentos em treinamentos dos membros da família, dos conselhos e da administração.

Diversidade de gênero, raça, religião, etária e deficiências

Mapeie a representatividade dos vários grupos demográficos dos funcionários. Considere a taxa de retenção dos funcionários classificados em minorias étnicas, PCD e outros. Faça pesquisas organizacionais de clima para verificar a satisfação desses grupos em trabalhar na empresa e espaço para denunciar preconceitos ou discriminação. Ingresse em programas de responsabilidade social que incluam a diversidade.

*Estagiária sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas