Saiba quais são os cargos com aumento de salário acima da inflação

O aumento de salário acima da inflação é realidade para oito em cada dez cargos no Brasil. Os setores de seguros, secretariado, tecnologia da informação, logística, recursos humanos, marketing, jurídico, vendas, financeiro, agronegócio, engenharia, construção e bancário têm os profissionais com essa variação salarial segundo o Estudo de Remuneração 2024 da Michael Page, consultoria especializada em recrutamento de média e alta gerência.
Num período marcado pela instabilidade e leve recuperação da economia, o levantamento mostra ganho real salarial em 82% dos cargos avaliados, enquanto 12% das posições não registraram mudança de um ano para o outro e 6% dos cargos apresentaram queda no valor do salário. Entre os aumentos em destaque estão 100% para o cargo de especialista em Robot Process Automation (Tecnologia), 25% para o cargo de Gerente de Qualidade no setor petroquímico (Engenharia) e CFO (Finanças), com um aumento de 21%.
Para o CEO do Michael Page no Brasil, Ricardo Basaglia, a economia relativamente instável e com sinais graduais de recuperação tem influenciado as variações de remuneração. “Essa retomada, mesmo que tímida, traz confiança às empresas e investidores, gerando mais empregos e uma maior renda. Isso garantiu, também, uma maior estabilidade para o horizonte de investimentos. Essas conquistas ajudam tanto na atração e engajamento de profissionais como também na melhoria do clima organizacional”, explica.
O estudo consultou, neste ano, cerca de 10 mil profissionais e empresas de todo o País para entender as reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos ouvidos ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. Foram analisadas as percepções dos profissionais sobre suas carreiras, a posição do empregador no desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Quais são os cargos com aumento de salário acima da inflação
- Secretariado – 100% dos cargos tiveram aumento
- Jurídico – 100% dos cargos tiveram aumento
- Saúde – 100% dos cargos tiveram aumento
- Propriedade e Construção – 94% dos cargos tiveram aumento
- Engenharia – 91% dos cargos tiveram aumento
- RH – 85% dos cargos tiveram aumento
- Agronegócio – 78% dos cargos tiveram aumento
- Tecnologia da Informação – 76% dos cargos tiveram aumento
- Logística – 72% dos cargos tiveram aumento
- Bancário – 70% dos cargos tiveram aumento
- Seguros – 68% dos cargos tiveram aumento
- Marketing – 61% dos cargos tiveram aumento
- Finanças – 57% dos cargos tiveram aumento
- Vendas – 53% dos cargos tiveram aumento
Ouça a rádio de Minas