Negócios

Rede Marianas Mulheres que Inspiram realiza 2ª edição de Fórum para empreendedoras

Fórum Acolher para Empreender acontece amanhã, em Mariana, e promete reunir centenas de empreendedoras
Rede Marianas Mulheres que Inspiram realiza 2ª edição de Fórum para empreendedoras
Crédito: Divulgação/ Projeto Rede Marianas Mulheres que Inspiram

A Presidente da Central Única das Favelas em Minas e fundadora da Rede Marianas Mulheres Que Inspiram – projeto que ganhou mais força na cidade da região Central do Estado após o rompimento da Barragem de Fundão, em 2015 – a mineira Marciele Delduque é uma das premiadas no “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença”. A honraria é concedida pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil. 

A premiação reconhece a criação da Rede como instrumento de empreendedorismo, pertencimento e fomento da economia local após a tragédia. A onda de lama com rejeitos de mineração matou 19 pessoas, devastou o Rio Doce e atingiu outras cidades mineiras e capixabas. A premiação será nesta quarta (6), em Belo Horizonte.

Para Marciele Delduque a premiação é coletiva. “Ser reconhecida mostra que meu propósito de ter voz e amplificar a potência feminina de outras está sendo cumprida. Eu só agradeço às quase 2 mil empreendedoras da Rede Mariana que Inspiram, que tornam essa missão realidade, e, ainda, todos os parceiros que ajudam a viabilizá-la. O reconhecimento é nosso!”.

A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, que entregará o prêmio em cerimônia fechada ao público, disse que a premiação reforça o empoderamento de gênero no País. “É uma honra reconhecer essas excepcionais mulheres brasileiras por suas contribuições, trabalho duro e invocações que estão fazendo a diferença em suas comunidades e em todo o Brasil. Com o reconhecimento do Prêmio Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença de 2023, espero inspirar outras mulheres a agir”, diz.

Fórum Acolher para Empreender 2023

O Fórum Acolher para Empreender 2023, acontece no dia 07 de dezembro, na cidade de Mariana. Promovido pela Rede Marianas Mulheres que inspiram, maior grupo de empreendedoras de Minas Gerais criada por Marciele Delduque, presidente estadual da Central Única das Favelas/MG, Cufa e vencedora do prêmio Brics Woman.

O objetivo do evento é fomentar o empoderamento econômico da por meio do acolhimento, do resgate da autoestima, do encorajamento e da qualificação na jornada empreendedora. Para isso, é oferecida programação de palestras e mesa de debates que colocam a força feminina no centro dos debates.

Em sua segunda edição, o evento traz 26 empresárias como palestrantes para compor os painéis que debaterão o mercado empreendedor, trarão o contexto das histórias de vida, da transformação possível por meio da força em rede, além de cases inspiradores de modelos de negócios inspiradores. Além disso, haverá live marketing, podcasts e encerramento com o show do Dubando (Banda de Pop de BH).

Na área gastronômica, além da variedade de comidas para degustação, o evento contará com a presença da Confeiteira Nataly Dutra, uma empreendedora que vem transformando vidas através das suas receitas, e proporcionando experiências gastronômicas incríveis. Os convidados poderão aprender a fazer um prato especial para as festas de fim de ano.

No fórum do ano passado, mais de 600 empreendedoras se reuniram em um dia de muito network, rodadas de negócios, feira e palestras.

De acordo com dados da pesquisa qualitativa pós-evento, o retorno sobre o impacto sobre a vida empreendedora na região de Mariana, BH e RMBH é grande.

Os Sebrae corroboram a relevância dos empreendedores na economia local e nacional. Com base em dados do IBGE, o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34% no Brasil em 2022: são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios. Minas Gerais representa 10% desse total.

Atenta a essa relevância, a Rede Marianas nasceu a partir da necessidade de apoiar mulheres que sofriam com impacto financeiro e emocional após o rompimento da barragem de fundão e, desde então, promove capacitações, feiras e eventos em prol do empreendedorismo feminino. Em 2021 inaugurou a 1ª aceleradora de negócios femininos de Minas Gerais. A Rede com 17 mulheres e hoje são mais de 830 empreendedoras participantes.

Entre as diversas iniciativas, está o Fórum Acolher para Empreender. Para a idealizadora, Marciele Delduque, o Fórum reafirma o propósito da rede.

“Esse encontro celebra, anualmente, o que as Marianas estão alcançando: o encorajamento de iniciativas empreendedoras, pavimentadas em networking sólido, que as colocam como protagonistas de seus negócios e de suas vidas. E mais: capacitar a empreendedora regional fortalece de uma forma expansiva a economia g local, global e local, porque boa parte dos negócios no mundo são micro e pequenos.”, reafirma Marciele Delduque.

A Rede Marianas Mulheres que inspiram

O grupo começou em 2014 na varanda da casa de Marciele e motivado pela necessidade da conversa e apoio às mulheres da cidade de Mariana. O que seria um encontro feminino, com cerca de 15 amigas, tornou-se um movimento de empoderamento de empreendedoras. Ao conversar, elas perceberam que tinha espírito empreendedor e a necessidade de qualificação e de sustento.

Depois do rompimento da barragem de Fundão, a rede cresceu e foi apoiada pelo Sebrae-MG e hoje somam cerca de 1,8 mil mulheres conectadas em rede fazendo negócios e promovendo qualificação e pertencimento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas