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Fabricante de piso de madeira anuncia expansão

Está prevista a construção de seis galpões, mediante aporte de R$ 15 milhões
Fabricante de piso de madeira anuncia expansão
Dos seis galpões que serão construídos para dar suporte à expansão da Akafloor, o 1º já foi inaugurado e está em operação | Crédito: Divulgação/Akafloor

Apesar das vendas de material de construção registrarem queda de 6% de janeiro a novembro, frente ao mesmo período de 2022, na contramão surfa a mineira a Akafloor, empresa especializada na produção de pisos prontos de madeira maciça, que tem crescido anualmente e anuncia expansão.

Desde 2020, quando a Akafloor acelerou o processo de venda digital em função da pandemia, o crescimento ultrapassa a casa dos 20% anuais, com picos de 40%. A companhia, que chegou a ter 290 pontos de vendas, com a introdução do comércio eletrônico, passou para 160, e pouco tem se abalado com a instabilidade da economia.

“A pandemia acelerou nosso e-commerce. Até meados de 2018 e 2019, as exportações consumiam toda a nossa produção. Por receio de trabalhar para um mercado só, que na época eram os Estados Unidos (EUA), resolvemos avançar no mercado nacional”, revela a CEO da Akafloor, Sâmia Rossin.

Ela explica que nesta época resolveram se posicionar enquanto marca, redefiniram a logo, se apresentaram no mercado nacional participando de feiras do setor e conquistaram o mercado de luxo, sobretudo os arquitetos e decoradores. “São profissionais que influenciam a tomada de decisão dos clientes”, revela.

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Genuinamente mineira, da cidade de São João del-Rei, na região Central, a empresa espera fechar o ano de 2023 com um faturamento de R$ 30 milhões, o que representa uma alta de 22% no faturamento em relação a 2022. Atualmente, a empresa possui duas lojas próprias em São Paulo, cidade onde concentra o maior volume de clientes nacionais, e uma nos EUA, que importa a produção de Minas Gerais, além do comércio eletrônico. O desempenho positivo permitiu que a empresa executasse o processo de expansão, que deve durar até 2027.

No ano passado, compraram um terreno na cidade de 90 mil metros quadrados, onde planejam construir seis galpões. Para isso, preveem um investimento de R$ 15 milhões em quatro anos. O primeiro já foi inaugurado e já está em operação, a inauguração dele permitiu que a empresa ampliasse a produção anual de 80 mil metros quadrados para 112 mil metros quadrados este ano. “Conseguimos implantar uma etapa de produção que não fazíamos anteriormente, nos permitindo a redução de 10% das perdas e o aumento da qualidade, zerando praticamente o número de reclamações”, comenta a gestora. O novo galpão também está sendo usado para estocagem.

O segundo, previsto para ser construído já em 2024, deve aumentar a capacidade de produção em 30%. A expansão também impactará o número de empregados. Hoje, a Akafloor conta com 60 colaboradores diretos e 200 indiretos – entre motoristas, vendedores, vigilantes, entre outros. E a expectativa com a ampliação da estrutura é de que novos 30 empregos sejam gerados diretamente e 60 indiretamente.

Os novos galpões, além de expandir a capacidade produtiva, permitirão à empresa voltar a atuar no mercado das exportações de eucalipto no qual trabalhavam anteriormente. Já os pisos e outros produtos de madeira maciça que produzem serão introduzidos em um novo continente. “Queremos nos consolidar no mercado brasileiro como uma marca de luxo e dar um novo passo, chegando a outro continente. A começar pela Alemanha, na Europa”, afirma.

Matéria-prima é originada das florestas tropicais

A principal matéria-prima da Akafloor, de acordo com Sâmia Rossin, vem das florestas tropicais. Ela explica que das milhares de espécies de madeira existentes no Brasil, a empresa opta por 10: como ipê, jatobá, tamandaré, entre outras.

Os requisitos para a seleção são a ausência de cheiro, a coloração e a densidade. Segundo a CEO, quanto mais escura a madeira, mais densidade ela possui e mais interessante ela é para a fabricação de piso.

“Os requisitos são muito importantes. Você tem na floresta, madeiras lindas, mas que soltam odores fortes, incompatíveis para serem usadas em residências, por exemplo”, ressalta.

Conforme Sâmia Rossin, a Akafloor opta por trabalhar exclusivamente com matéria-prima certificada, oriunda de manejo florestal, garantindo o aproveitamento dos recursos naturais de forma correta, equilibrada e renovável, auxiliando na preservação do ecossistema e na sustentabilidade.

Crise proporcionou novo modelo de negócio

A Akafloor, produtora de pisos e estruturas de madeira maciça, nasceu após uma crise econômica enfrentada pela empresa em 2008. Sem saber o que fazer com um estoque enorme que não teve vazão em função da crise que o mundo enfrentava, os gestores estudaram um produto que poderiam utilizar a matéria-prima que estava parada.

A empresa tinha como know-how a madeira e os negócios internacionais, já que tradicionalmente a família sempre trabalhou com a exportação e a madeira. “Foi então que definimos pelo piso de madeira visando o mercado norte-americano. Nos EUA é um produto muito essencial, praticamente toda casa o piso é de madeira”, conta Sâmia Rossin.

Assim, a empresa que, até então, exportava toras de madeiras, passou a exportar um produto com maior valor agregado e introduziu em seus processos novas etapas de produção.

E a aposta deu certo. Hoje, a Akafloor processa a tora de madeira para a prancha, passa pela usinagem e pelo beneficiamento e depois para a conclusão do piso pronto de madeira maciça.

A CEO explica que o produto final é uma espécie de evolução do que no passado era o taco e a tábua corrida. “Hoje temos processos e tecnologias muito mais evoluídos e já entregamos o piso pronto sem a necessidade de lixar e sintecar”, explica.

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