Vendas no varejo de Minas Gerais crescem 0,7% em novembro

O volume de vendas do varejo em Minas Gerais cresceu 0,7% em novembro na comparação anual. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que mostra ainda alta de 2,1% no comércio varejista no Brasil na mesma base comparativa, revertendo a tendência de queda observada em outubro, quando houve desaceleração de 1%.
Na avaliação do pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, os resultados foram impulsionados pelas vendas na Black Friday e apontam para uma perspectiva de retomada para o fechamento do ano. “A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a um cenário de melhora e estabilidade, mas ainda com cautela. É necessário, principalmente olhando para o ano que vem, que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio”, afirma.
A tendência de retomada também é observada por regiões. Segundo a pesquisa, depois de apenas quatro estados registrarem crescimento em outubro, novembro teve aumento no volume de vendas em doze estados e no Distrito Federal. A região Sudeste foi destaque positivo, com todos os estados apresentando aumento. O maior crescimento foi registrado por Tocantins (6,2%), seguido pelo Distrito Federal (6,1%) e pelo Espírito Santo (4,8%).
Destaques das vendas do varejo nacional por segmento
Móveis e eletrodomésticos foram destaque entre os segmentos analisados, com um aumento de 5,5% no comparativo anual e 4% no comparativo mensal. A melhora do cenário em relação a outubro também é confirmada pelos setores de tecidos, vestuário e calçados, que teve crescimento de 2,7% na comparação anual, além de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento de 0,4% na mesma base comparativa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Já o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou, pelo quarto mês consecutivo, o pior desempenho entre os setores pesquisados, com queda de 5,6% no comparativo anual.
Ouça a rádio de Minas