Descaracterização da B3/B4 da Mina Mar Azul avança em ritmo acelerado

A descaracterização da barragem B3/B4 da Mina Mar Azul da Vale, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está progredindo mais rapidamente. Recentemente, a Construtora Barbosa Mello obteve um novo recorde nacional: aproximadamente 3 milhões de metros cúbicos (m³) de materiais escavados e transportados em uma obra. Esse volume equivale a dimensão de 1.200 piscinas olímpicas.
Segundo a empresa, esse processo inovador é pioneiro, utilizando drones, veículos não tripulados e IoT. Em outubro, a Agência Nacional de Mineração (ANM) já havia reduzido o nível de emergência da barragem de 2 para 1.
A Construtora Barbosa Mello, reconhecida como uma das mais inovadoras do País por rankings especializados, destina recurso equivalente a 4% de sua receita total para investimentos na área de tecnologia e inovação.
Saiba mais detalhes sobre as obras de descaracterização
Conforme já publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, os trabalhos, que originalmente estavam previstos para serem concluídos apenas em 2027, podem ser encerrados já no segundo semestre do próximo ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A empresa explica que essa antecipação é resultado do desempenho dos equipamentos operados remotamente e das melhorias nas condições de drenagem interna do reservatório da barragem. Essas condições, aliás, permitiram uma remoção do rejeito em uma velocidade superior à prevista anteriormente.
Ouça a rádio de Minas