Três empresas mineiras recebem Certificado de Franquia Internacional

Três marcas de Minas Gerais foram chanceladas com o Certificado de Franquia Internacional ABF, principal reconhecimento desta área no Brasil. A premiação está em sua quinta edição e é organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que concederam a condecoração para outras 53 franquias espalhadas pelo País.
As companhias mineiras que receberam o certificado foram: Localiza, NTW Contabilidade e Gestão Empresarial e a Acquazero. A iniciativa faz parte do programa de internacionalização Franchising Brasil, fruto da parceria entre as instituições para impulsionar a expansão e consolidação além-fronteiras das franquias brasileiras.
A Localiza é o grande destaque, sendo a única de Minas Gerais na categoria Mega (com mais de 61 unidades no exterior ou em ‘oito ou mais países’). A empresa também conta com 80 operações no Estado, sendo 63 próprias e outras 17 lojas franqueadas. Já a Acquazero foi classificada na categoria Master (de 31 a 61 unidades no exterior ou ‘cinco a sete países’). Todas as 30 unidades da companhia em Minas operam no modelo de franquia.
A NTW foi chancelada na categoria Sênior (de três a 30 unidades no exterior ou ‘dois a quatro países’). A empresa possui 50 unidades franqueadas e outras duas operações próprias em território mineiro.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O objetivo do Certificado de Franquia Internacional ABF é reconhecer e estimular o processo de internacionalização das redes brasileiras, seja por meio de exportações ou da abertura de operações em outros países. A premiação também busca engajar os profissionais das marcas em missões internacionais, rodadas de negócios, eventos e outras iniciativas do Programa Franchising Brasil.
A chancela é dividida em quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação tem como critério o número de unidades e a quantidade de países em que as marcas estão presentes. Em 2023, foram chanceladas 56 marcas, um recorde na história do certificado; sendo 18 franquias da categoria Pleno, 20 da categoria Sênior, seis da categoria Máster e 12 marcas da categoria Mega.
O diretor Internacional da ABF, Natan Baril, ressalta que a retomada de um melhor ritmo na internacionalização de franquias, com 213 marcas internacionalizadas em 2022, se refletiu também nas marcas chanceladas. “Este ano tivemos o nosso recorde, o que aponta mais uma vez o apetite das franquias brasileiras nesta área. Além disso, a intensa digitalização que vivemos pode apoiar e facilitar esse processo e temos ainda mercado com grande potencial pouco explorados, como é o caso da China”, completa.
Franquias brasileiras em outros territórios
A atuação além-fronteiras das franquias brasileiras cresceu 16% em 2022, na comparação com o ano anterior. Para se ter uma ideia, no período de 2020 a 2021, a variação foi de 12,27%. A quantidade de marcas no exterior subiu de 183 para 213 em 2022.
E o número de países com a presença de redes brasileiras também cresceu, passando de 114 para 126 nações, um avanço acima dos 10%. O destaque segue sendo os Estados Unidos, que lidera a lista com 78 marcas em 2022 frente a 69 no ano anterior. Em seguida aparecem Portugal (de 51 para 56), Paraguai (44 para 46), Bolívia (25 para 27) e Colômbia (20 para 23) que também mantiveram suas colocações em relação a 2021.
Conforme o levantamento da ABF, o segmento de Moda continua liderando a lista por número de marcas, porém com menor participação: passou de 44 empresas para 40, empatando com Saúde, Beleza e Bem-Estar, que em 2021 contava com 36 redes no exterior.
Já a Alimentação subiu de 27 para 32 marcas, Educação passou de 21 para 26, Serviços e Outros Negócios, de 15 para 21, e Casa e Construção, de 13 para 20; todos com crescimentos mais expressivos.
Ouça a rádio de Minas