ViaBrasil Pampulha passa por transição e amplia faturamento das lojas

O ViaBrasil Pampulha, tradicional centro de compras da região, vem passando por uma transição nos negócios. O objetivo é que o empreendimento se torne um centro de conveniência. Para isso, houve investimentos na infraestrutura e na atração de novas lojas e serviços. Com a iniciativa, que acontece desde 2022, os lojistas que já estavam instalados no centro conseguiram crescer em vendas e faturamento, em média, dois dígitos.
Para atender ao mercado, a ideia é reunir no espaço os principais serviços e lojas de conveniência, permitindo, assim, que o consumidor resolva diversas necessidades do dia a dia de forma ágil e completa. A estimativa é que os investimentos fiquem em torno de R$ 12 milhões.
Conforme o diretor de negócios do ViaBrasil Pampulha, Gustavo Oliveira, as intervenções foram iniciadas em 2022, com a reforma dos passeios e da infraestrutura da unidade. Nesta etapa, os investimentos chegaram a R$ 10 milhões. Agora, em 2024, está em curso uma pesquisa que irá identificar, junto aos lojistas e consumidores, as demandas. Assim, serão definidas as intervenções necessárias, onde serão aplicados mais R$ 2 milhões.
“Estamos em um processo de transição muito específico. Logo após a pandemia, investimos na infraestrutura, na adequação dos passeios e do nosso espaço. Também nos adequamos à legislação e à necessidade interna para atender os clientes. Então, nosso novo modelo é sermos fortes na conveniência. O consumidor terá acesso às lojas de varejo, puxados pelo Supermercado BH e Americanas, e também às lojas de conveniência como lotérica, costura, imobiliária, lavanderia, academia, utensílios domésticos, entre outros”.
O mall conta ainda com as lojas Drogaria Araujo, 1001 Festas, Churrascaria Pampulha e os Correios. Ao todo, são 70 operações nos segmentos de calçados, acessórios, vestuário, telefonia, eletrônicos, cama, mesa e banho, perfumaria, estética, tatuagens, turismo, aquarismo, colchões, brinquedos, entre outros.
Mudanças no ViaBrasil Pampulha geram resultados positivos
A transição gera resultados positivos. Conforme Oliveira, por dia, o ViaBrasil Pampulha recebe cerca de 5 mil consumidores, número que cresceu cerca de 5% ao ano no último triênio. Houve também um retorno muito favorável para os lojistas que já estavam no centro antes do início da mudança. A estimativa é que o volume de vendas e o faturamento tenham crescido, em média, na casa dos dois dígitos após as intervenções. Para este ano, a expectativa é que esse grupo, que inclui, por exemplo, às Americanas e o Supermercados BH, cresça de 7% a 8% em faturamento.
“Hoje as pessoas trabalham, cuidam da casa, gastam muito tempo no trânsito e, por isso, precisam resolver várias coisas de forma rápida. O modelo de convivência atende a essa necessidade que é tão importante”.
Outro diferencial do ViaBrasil Pampulha é o horário de funcionamento diferenciado quando comparado com as lojas de rua. “Funcionamos das 9 horas às 21 horas e, assim, atendemos o consumidor que, após o trabalho, consegue resolver várias questões em um só espaço”.
Ainda neste ano, serão inauguradas lojas da lavanderia Bubble Box, da Arte do Ajuste, operação de costura e ajuste de roupas, e da loja de eletrônicos Barato e Fácil.
Ouça a rádio de Minas