Negócios

Após 8 meses interditado, Porks volta a funcionar em casarão centenário de Belo Horizonte

Devido à realização de obras não autorizadas no imóvel tombado pelo patrimônio histórico, bar precisou ser fechado em novembro
Após 8 meses interditado, Porks volta a funcionar em casarão centenário de Belo Horizonte
Foto: Divulgação Porks / Primeiro Plano

Depois de ficar oito meses impedido de funcionar, o Porks Casarão, localizado no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, retoma seu funcionamento normal nesta sexta-feira (5). É que em novembro do ano passado, o estabelecimento tentou realizar uma intervenção para alterar a pintura original do imóvel centenário, que é tombado pelo patrimônio histórico, e acabou interditado pela prefeitura (PBH).

Leia também: Com faturamento de R$ 7,2 mi em BH, Porks abre ‘bar-balada’ na Capital

“Na realidade, contratamos uma empresa para realizar todas as regularizações necessárias nas pequenas intervenções que precisávamos no imóvel. No entanto, essa empresa não realizou as regularizações corretamente e nos causou problemas, resultando em interdição devido à falta de aprovação do projeto pela Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público (DPCA)”, explica o proprietário da rede de bares Porks, Guilherme Silveira.

Ele afirma que só descobriu o motivo do problema quando o estabelecimento recebeu o aviso de que estava interditado pelo poder público municipal.

“A partir daquele momento, fomos pessoalmente à prefeitura e à Diretoria do Patrimônio para, junto deles, realizar a construção e aprovação dos projetos da forma adequada e correta. Após a aprovação, pudemos retomar as atividades do estabelecimento. O problema não estava relacionado à estrutura do imóvel, mas sim à falta de aprovação das intervenções de acordo com a Diretoria de Patrimônio”, justifica.

A casa serve petiscos a base de carne suína - Divulgação Porks
A casa serve petiscos a base de carne suína | Foto: Divulgação Porks

Com a retomada do funcionamento, semanalmente, o bar terá apresentações de artistas locais e nacionais, seguindo com a tradicional cozinha com os burguers e petiscos em que a protagonista é a carne suína.

Proprietário ainda pretende pintar o casarão

‌Apesar da tentativa frustrada e do aviso inesperado de impedimento em operar o bar, o proprietário afirma: “Vamos precisar revitalizar toda a pintura, mas para fazermos isso, precisaremos aprovar com eles a forma correta”, admite.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas