Sustentabilidade

Cemig busca expandir práticas ESG em toda sua cadeia de fornecedores

Companhia promove debate com parceiros para fortalecer sustentabilidade em compras, serviços e processos
Cemig busca expandir práticas ESG em toda sua cadeia de fornecedores
Crédito: Cemig/Divulgação

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) iniciou na última quarta-feira (21) o Fórum de Fornecedores 2024, uma série de reuniões com empresas que fornecem produtos e serviços para a companhia energética mineira. O foco central desses encontros é discutir e expandir as práticas ESG (ambiental, social e governança) ao longo de toda a cadeia de fornecedores.

Atualmente, a Cemig possui cerca de 800 fornecedores, com contratos ativos que ultrapassam R$ 10 bilhões em faturamento. Diversos representantes de empresas dos mais variados setores participaram do encontro para propor e implementar práticas ESG na relação com a Cemig.

“Este é um fórum de mão-dupla, onde a Cemig não apenas compartilha suas iniciativas, mas também busca ouvir as demandas e boas práticas já adotadas pelos fornecedores, visando incorporar essas ações em todos os contratos, para oferecer aos nossos clientes uma energia ainda mais verde”, ressaltou Osias Galantine, diretor de Compras e Logística da Cemig.

Os participantes do Fórum de Fornecedores foram organizados em quatro grupos de trabalho, abordando os temas Mudanças Climáticas; Condições de Trabalho e Recursos Humanos; Código de Ética, Canal de Denúncias e Due Diligence; e Seleção e Qualificação de Fornecedores.

Esses grupos continuarão a se reunir para sugerir ações específicas em cada área, com o objetivo de ampliar as práticas ESG. Estão programados mais dois encontros até maio de 2025, quando serão definidas as medidas concretas que serão aplicadas na relação com os fornecedores, com foco na sustentabilidade.

Compromisso com a sustentabilidade

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, enfatizou aos fornecedores que a empresa sempre teve uma forte preocupação ambiental, desde a sua fundação. Segundo ela, a Cemig gera 100% de sua energia a partir de fontes renováveis, e essa postura precisa ser refletida por todos os seus parceiros.

“A Cemig nasceu com a produção de energia renovável e tem uma política ambiental interna há mais de 30 anos. Estamos no Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 1999, mas ainda há muito a avançar, e nossos fornecedores desempenham um papel vital no cumprimento da agenda ESG da Cemig”, afirmou.

A engenheira ambiental e especialista em ESG, Onara Lima, participou do evento, destacando a relevância das práticas sustentáveis nos diversos setores econômicos, tanto no Brasil quanto no exterior. Segundo Lima, a adoção de práticas ESG é um “caminho sem volta” que já está moldando as oportunidades de negócios globais. 

“Estudos indicam que até 70% das emissões de gases de efeito estufa são originadas na cadeia de fornecedores das grandes empresas. Isso aumenta o interesse dessas empresas por parceiros com um forte compromisso ambiental. Este fórum mostra a importância que a Cemig está dando à estratégia ESG em seus negócios”, destacou a especialista.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas