Varginha volta a ter voos semanais para BH e espera aumentar conectividade

O setor produtivo de Varginha, no Sul de Minas Gerais, espera aumentar a conexão da região com o Estado a partir da próxima terça-feira (8), quando a cidade volta a ter voos semanais para Belo Horizonte, afirma a Secretária de Turismo e Comércio da Prefeitura de Varginha, Rosana Carvalho.
A operação no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky será retomada pela companhia Azul Linhas Aéreas. A secretária aponta que essa retomada é importante para a cidade, que é um polo industrial regional.
“Esses voos são uma conectividade com o mundo. Atrai mais investimentos pra cidade, porque o empresário hoje está conectado com essa questão de logística. Os voos trazem mais desenvolvimento econômico, tanto pra cidade, quanto pra região”, disse Carvalho.
Os voos de Varginha para Belo Horizonte foram suspensos pela Azul no início da pandemia, em 2020. Foram mais de dois anos e meio sem a rota da companhia aérea, que operava três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.
Agora as rotas estarão disponíveis todas as terças, quintas e domingos, com destinos para o Aeroporto de Confins, na capital mineira, e partidas de Belo Horizonte para o município. Inicialmente, os voos serão operados pelas aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove passageiros.
Rosana Carvalho ressalta que a cidade tem investido na ampliação do Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky para que ele possa receber novas rotas e aeronaves maiores. “Há um desejo imenso dos empresários e da prefeitura de investir muito no aeroporto porque a gente sabe que esse é o caminho”, declarou.
Um desejo antigo do setor produtivo e poder público de Varginha é ter um voo para São Paulo, vontade expressada pelo prefeito e empresários da cidade aos executivos da companhia aérea.
A prefeitura negocia com o governo federal a aquisição de Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação (PAPI), um conjunto de luzes brancas e vermelhas que, na hora do pouso, indicam ao piloto do avião a altura da aeronave em relação à rampa correta de aproximação até a pista.
Ouça a rádio de Minas