MRV alcança valor de vendas histórico na área de incorporação

O terceiro trimestre deste ano marcou um recorde para a MRV&CO. As vendas do segmento de incorporação, que inclui as marcas MRV e Sensia, alcançaram R$ 2,8 bilhões, o maior valor para esta divisão na história da companhia – ao todo, o grupo vendeu R$ 3,5 bilhões no período.
Conforme os dados da prévia operacional divulgada pela empresa, o Valor Geral de Vendas (VGV) do segmento de incorporação subiu 24,4% em relação ao mesmo intervalo de 2023 (R$ 2,2 bilhões). Na comparação com o segundo trimestre de 2024 (R$ 2,5 bilhões), a cifra cresceu 8,4%.
O valor médio de cada unidade vendida foi de R$ 245 mil, 2,6% inferior ao valor do segundo trimestre de 2024 (R$ 251 mil), mas 2,3% acima do valor do terceiro trimestre do ano passado (R$ 239 mil). No total, a MVR&CO vendeu na divisão de incorporação 11.236 unidades, o que representa alta interanual de 21,6% (9.242 unidades) e avanço trimestral de 11,3% (10.098).
Para formar o resultado histórico de vendas do grupo, a MRV contribuiu com um VGV de R$ 2,3 bilhões, incremento de 13,4% frente ao terceiro trimestre do último exercício (R$ 2,1 bilhões) e baixa trimestral de 4,1% na comparação com os três meses imediatamente anteriores (R$ 2,4 bilhões). A marca comercializou 9.499 unidades, com ticket médio de R$ 245 mil.
Já a Sensia reportou R$ 131 milhões, queda de 18% em relação ao período de julho a agosto de 2023 (R$ 160 milhões) e crescimento de 17,9% no confronto com o período de abril a junho de 2024 (R$ 111 milhões). A marca negociou 215 unidades, a um ticket médio de R$ 611 mil.
O restante veio do Programa Habitacional da Cidade de São Paulo – Pode Entrar. O MRV&CO assinou mais uma fase dele, concretizando a negociação de 1.521 unidades, com ticket médio de R$ 193 mil. O Valor Geral de Vendas no terceiro trimestre totalizou R$ 294 milhões.
Resultado de vendas da MRV no acumulado do ano
No acumulado de janeiro a setembro de 2024, o VGV do grupo na divisão de incorporação chegou a R$ 6,7 bilhões, representando um aumento de 80% frente aos primeiros nove meses de 2023 (R$ 3,7 bilhões). Foram 27.642 unidades comercializadas, alta anual de 107,8% (13.301).
Neste caso, a MRV vendeu 25.896 unidades, somando R$ 6,3 bilhões, avanço de 113,4% (R$ 2,9 bilhões). Enquanto a Sensia comercializou 224 unidades, totalizando R$ 136 milhões, equivalente a uma redução de 82,7% (R$ 786 milhões). Já o programa Pode Entrar teve todas as vendas no último trimestre, ou seja, acumulou no ano 1.521 unidades vendidas, gerando R$ 294 milhões.
Até setembro, o segmento de incorporação teve uma geração de caixa de R$ 156,6 milhões. Para o diretor financeiro da companhia, Ricardo Paixão, o resultado do terceiro trimestre reforça a projeção de fechar o ano com um fluxo positivo de R$ 300 milhões a R$ 400 milhões.
“A gente precisa de outros R$ 150 (milhões) de geração no quarto trimestre. Ou seja, uma geração um pouquinho melhor do que a do terceiro, para que a gente alcance o ‘bottom’ do guidance“, afirmou, acrescentando que está “bastante confiante” no alcance dessa métrica.
O executivo destacou o bom momento para o mercado de habitação popular, com os novos parâmetros do programa federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e programas municipais como o Pode Entrar, que respondeu por cerca de 13% das unidades vendidas da MRV no trimestre. As unidades enquadradas no MCMV correspondem a aproximadamente 85% das vendas da MRV, com o restante atendendo ao segmento de médio padrão, segundo Paixão.
A divisão deve lucrar de R$ 250 milhões a R$ 290 milhões este ano, segundo projeção da companhia, com uma receita operacional líquida de R$ 8 bilhões a R$ 8,5 bilhões.
Com informações da Reuters
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