Projeto de Lei que institui polo de moda e lingerie de Juruaia é aprovado

O Projeto de Lei (PL) 1142/2023, que institui o polo de moda e lingerie de Juruaia, foi aprovado na tarde desta terça-feira (25), em plenário, durante a 9ª Reunião Ordinária na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A matéria visa estimular o desenvolvimento social e econômico da região, definindo diretrizes para ações governamentais e privadas.
O autor da proposta, o deputado Antonio Carlos Arantes (PL), diz que a iniciativa é uma forma de promover a lingerie e o município que se destaca na produção desse tipo de produto: Juruaia, no Sul de Minas.
No texto de justificativa do PL 1142/2023 é destacado a posição nacional da cidade no segmento, entre as três mais importantes no País, com cerca de 15% da produção brasileira. “A medida busca fortalecer a identidade do município”, frisa.
O parlamentar observa que é comum ter programas de governo, com destaque para os financiamentos, voltados para determinadas regiões e polos de desenvolvimento de um segmento. “E o fato de ser reconhecido como um polo coloca o município numa posição de destaque, o que pode ajudar a viabilizar, muitas vezes, investimentos”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Reforço da vocação de Juruaia
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), Tânia Mara Rezende, fez uma análise positiva da proposta e do esforço do deputado Antonio Carlos Arantes. Para ela, a aprovação do PL reforça o já conhecido título de “capital mineira da lingerie”. “É uma notícia que nos dá muita alegria”, diz.
Com cerca de 11 mil habitantes, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem por volta de 400 confecções, sendo 95% lideradas por mulheres e uma produção de mais de 20 milhões de peças por ano.
De acordo com informações da Aciju, a produção de lingerie em Juruaia começou há cerca de 30 anos, com duas empresas que encerraram as atividades em menos de dois anos e que serviram de exemplo para que as ex-funcionárias abrissem seus próprios negócios. Até então, o foco do município era a produção de café.
E um dos pontos altos no calendário do polo é a Feira de Moda Íntima de Juruaia (Felinju), que está em sua 28ª edição. O evento acontece na modalidade presencial, no Centro de Eventos Expoju, e on-line, entre os dias 10 e 12 de abril deste ano.
“É hoje a maior feira de lingerie e moda praia do Brasil”, destaca a dirigente. Além dos desfiles e dos estandes, o evento se une ao Festival Gastronômico Sabores de Juruaia, que conta com comidas típicas e bebidas e também shows regionais.
Ouça a rádio de Minas