Exclusivo: MRS, Cosco e Grupo Tora firmam parceria para conectar cargas de Minas Gerais ao Rio de Janeiro
A MRS Logística firmou contrato com a chinesa Cosco para realizar a operação logística de contêineres entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, em um acordo que permite conectar diretamente a planta do cliente ao navio. A parceria, que também tem a participação do Grupo Tora, foi revelada em primeira mão ao Diário do Comércio.
Uma das principais armadoras do mundo, a Cosco oferece, além do transporte marítimo, soluções logísticas terrestres aos embarcadores. Nesse modelo, a ferrovia da MRS passa a ser um dos elos da cadeia integrada, fazendo a ligação entre a origem da carga e o porto de embarque, onde a Cosco mantém rotas marítimas e escalas semanais de navios.
Já o Grupo Tora, sediado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), desempenha papel estratégico na consolidação, armazenagem e movimentação das cargas ao longo da cadeia logística por meio de seus terminais tanto de Contagem quanto de Arará, na zona norte do Rio de Janeiro.
A MRS afirma que a parceria reúne as vantagens da logística multimodal, que conecta a malha ferroviária da empresa com os terminais do Grupo Tora e com a competitividade e a capilaridade marítima da Cosco. “Na prática, isso significa contar com uma alternativa ao transporte rodoviário direto, com ganhos potenciais em custos, sustentabilidade, segurança da carga, previsibilidade e confiabilidade operacional”, acrescenta.
Parceria começa com carga de ferro-gusa
A parceria entre MRS e Cosco se iniciou com uma operação de exportação de ferro-gusa, com o seguinte fluxo logístico: contêineres vazios do Rio de Janeiro transportados até o terminal do Grupo Tora, em Contagem, por ferrovia; armazenamento dos contêineres com as cargas de ferro-gusa, estufadas no próprio terminal; contêineres cheios transportados por ferrovia até o porto do Rio de Janeiro e, posteriormente, embarcados nos navios da Cosco.
Além de ferro-gusa, a operação com a Cosco atenderá a outros perfis de mercadorias, como cargas industrializadas, paletizadas, cargas em bags e cargas a granel que possam ser estufadas em contêineres nos terminais do Grupo Tora.
“A solução conecta as diferentes etapas da cadeia da planta do cliente ao terminal, do terminal ao porto e do porto ao destino internacional em uma única operação entre MRS, Grupo Tora e Cosco”, reitera a MRS.
Otimização de processos aduaneiros
A operação integrada de contêineres também otimiza os processos aduaneiros com a possibilidade de utilização do Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) no terminal do Grupo Tora, em Contagem.
Segundo a MRS, esse recurso permite realizar a movimentação de carga e determinadas etapas do despacho aduaneiro antes da chegada ao porto, incluindo eventuais inspeções da Receita Federal, quando aplicáveis. Com parte dos procedimentos antecipados, o fluxo se torna mais organizado, ágil e previsível, além de propiciar ganhos financeiros para o cliente.
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CSUL DESENVOLVIMENTO URBANO S.A.
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA FERROVIA CENTRO-ATLANTICA S.A
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO SINDICATO DE IND DE CALCADOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
- ERRATA SOLFARM PARTICIPACOES S.A
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE MAIO DE 2023 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE MAIO DE 2022 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 24 DE JULHO DE 2023 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 29 DE JULHO DE 2020 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRORDINÁRIA REALIZADA EM 29 DE SETEMBRO DE 2023 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
Ouça a rádio de Minas