Negócios

Mães veem no empreendedorismo oportunidade para atingir sonhos

Mães veem no empreendedorismo   oportunidade para atingir sonhos
Mariana Bicalho criou o Grupo Mommys, hoje com 6.200 participantes, a partir de uma demanda pessoal - Crédito: Divulgação

O retorno das mulheres ao mercado de trabalho após a maternidade pode ser um desafio, e tanto, a ser enfrentado. Muitas vezes, o simples fato de dizerem que possuem filhos em uma entrevista de emprego já conta pontos negativos ou, até mesmo, elimina a candidata do processo seletivo. Mas, e então, o que fazer?

As mães precisam encontrar maneiras de conciliar a rotina profissional com os horários familiares e, ainda, driblar as barreiras impostas pelo mercado de trabalho. Diante desse cenário, cada vez mais mulheres que têm enfrentado essas dificuldades enxergam no empreendedorismo a oportunidade de seguir os seus sonhos.

Desanimadas com o mercado excludente, muitas mães decidem se tornar empreendedoras: o caminho é encontrar um propósito que a faça feliz e realizada profissionalmente, além de conseguir criar uma rotina de trabalho em que ela possa administrar, também, rotina dos filhos e da casa que, em nossa sociedade, ainda cabe a maior parte às mulheres, de acordo com dados do IBGE. Segundo a pesquisa, nove em cada dez mulheres realiza afazeres domésticos no País.

No grupo secreto do Facebook Mommys, uma comunidade digital com mais de 6.200 mães brasileiras do mundo inteiro, muito se discute sobre o empreendedorismo materno, e o que se pode perceber é que muitas das mães encontram diversas dificuldades de reinserção no mercado de trabalho. Entre desabafos, troca de experiências, apoio, muitas integrantes conseguem ajudar umas às outras, pois conseguem sentir “na pele” o que a outra está passando.

A própria criadora do grupo, a community builder Mariana Bicalho, viu no empreendedorismo materno uma possibilidade de ir atrás de algo que chamava mais a sua atenção e no qual achava que poderia fazer uma diferença real na vida das pessoas: o Grupo Mommys. “Diante da maternidade, me vi cheia de dúvidas. Então, o grupo surgiu por causa de uma demanda pessoal. No entanto, eu larguei a minha profissão – era advogada – justamente para dar voz a outras tantas mães que enfrentam uma gama enorme de dificuldades, entre elas, a reinserção no mercado de trabalho. Os relatos que ouvimos no grupo são desanimadores e mostram como o nosso País é atrasado em relação a isso”.

Força de trabalho materna – A revista científica Behavirol Neuroscience publicou um estudo afirmando que, após a maternidade, a mulher desenvolve uma série de habilidades extras como: executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo com melhor desenvoltura; aumento da paciência; melhor gestão e organização de tempo; aumento de capacidade sensorial e tolerância ao estresse.

Essas são competências indispensáveis para a maternidade no mundo contemporâneo e, também, para as posições de chefia. Ainda assim, algumas empresas apresentam empecilhos para que mulheres com filhos sejam contratadas ou promovidas.

“Uma das discussões recorrentes no Mommys é exatamente a dificuldade que nós, mães, encontramos no momento em que decidimos voltar a trabalhar. Por isso, nós apoiamos as mães que optam pelo empreendedorismo materno. Somos indivíduos multifacetados e temos, também, necessidade, não só financeira, mas emocional, de construir uma carreira profissional sólida. Muitas empresas veem a maternidade como um empecilho, quando, na verdade, deveriam vê-la como uma grande vantagem daquela profissional”, completa Mariana Bicalho.

O grupo Mommys começou como uma despretensiosa troca de e-mails com amigas para falar sobre maternidade, até crescer exponencialmente e migrar para um grupo secreto da rede social Facebook que hoje conta com mais de 6.200 mommys (como carinhosamente as mães são chamadas). O grupo se tornou uma fonte confiável de apoio para as mães em todas as áreas da vida, já que, uma vez mães, elas também continuam a ser mulheres, profissionais e tantos outros papéis acumulados.

Atualmente, o grupo conta com o Portal Mommys – um portal que pretende oferecer um conteúdo de qualidade para as mommys enfrentarem a maternidade de uma forma mais leve – e um projeto offline que promoverá palestras e eventos periódicos para fortalecer as relações entre as mommys e promover momentos de lazer, que podem, muitas vezes, ser limitados nos primeiros anos da maternidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas