Bolsonaro tem 28% das intenções de voto

Brasília – O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lidera a disputa pelo Palácio do Planalto com 28,2% das intenções de voto, seguido de Fernando Haddad (PT), com 17,6%, mostrou pesquisa CNT/MDA divulgada ontem.
A seguir aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 10,8%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 6,1% e Marina Silva (Rede), com 4,1%. João Amoêdo (Novo) tem 2,8%; Alvaro Dias (Podemos) soma 1,9%; e Henrique Meirelles (MDB) registra 1,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.
Esta é a primeira pesquisa CNT/MDA realizada após a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputa, depois deste ter sua candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa, e da substituição por Haddad. Também é a primeira pesquisa CNT/MDA feita após o atentado contra Bolsonaro no último dia 6 em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Leia também:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
General já acena com medidas impopulares
Haddad nega menção a indulto para Lula
Anastasia lidera em Minas, agora com 33%
Toffoli rejeita “fraude” em urna eletrônica
Nos cenários que simulam o segundo turno, Bolsonaro ficou à frente dos demais candidatos, com exceção de Ciro. Neste quadro, o candidato do PDT registrou 37,8%, enquanto o presidenciável pelo PSL somou 36,1%, configurando empate técnico.
Na disputa com Haddad no segundo turno, Bolsonaro tem 39,0%, enquanto o petista tem 35,7%. Apesar da vantagem numérica mais larga, o resultado também é empate técnico. Contra Alckmin, o presidenciável do PSL venceria por 38,2% a 27,7%, e contra Marina, Bolsonaro ganharia por 39,4% a 28,2%.
Quando questionados sobre a possibilidade de votar em determinado candidato, 57,5% disseram que não votariam de jeito nenhum em Marina, 53,4% em Alckmin, 51,0% em Bolsonaro, 47,1% em Haddad e 38,1% em Ciro.
A pesquisa CNT/MDA anterior, divulgada em agosto, ainda mostrava como candidato do PT o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, excluído da disputa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa.
O levantamento divulgado nesta segunda-feira, realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da Federação.
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada na última sexta-feira, com entrevistas realizadas na própria sexta e na véspera, apontou a liderança de Bolsonaro, com 26%. Haddad e Ciro registraram 13%, seguidos de Alckmin com 9% e Marina com 8%. (Reuters/AE)
Ouça a rádio de Minas