Mundo Irys vende 400% mais, com novo modelo de atuação
Com o hábito de consumo dos brasileiros direcionado cada vez mais para ao mundo virtual, os clubes de assinaturas têm pipocado pelo Brasil. De comida a produtos de higiene, de peças íntimas a bebidas, um nicho ainda pouco explorado é o de produtos de limpeza. O fato é que esses materiais são de compras recorrentes e a Mundo Irys, empresa que atua nesse segmento, decidiu transformar o seu modelo de negócios justamente para oferecer ao consumidor a possibilidade de receber esses produtos em casa, mensalmente, a um preço mais baixo do que o do supermercado, com fórmulas inovadoras e sustentáveis. Isso fez com que a marca aumentasse em mais de 400% as suas vendas.
O negócio começou em 2015, mas as vendas eram feitas por meio de consultores, assim como acontece com algumas marcas de cosméticos. Na época, a empresa chegou a distribuir seus produtos por meio de 10 revendedores em 10 capitais. Mas como eles trabalhavam sem estoque e, muitas vezes, esses produtos são de compra emergencial, a empresa se deparou com o gargalo da revenda.
Foi quando, no fim do ano passado, surgiu a ideia da venda por assinaturas, e, com a divulgação massiva do modelo a partir de abril deste ano, a marca atingiu o patamar de 350 assinaturas, 10% delas concentradas em Belo Horizonte. A meta é chegar a 20 mil assinaturas em três anos.
Desde a criação da empresa até a reformulação do negócio, o montante investido foi em torno de R$ 2 milhões, sendo que cerca de R$ 700 mil foram aplicados no novo e-commerce da marca, de venda de assinaturas, e na divulgação da plataforma.
Mas mais do que facilitar o acesso dos consumidores, a ideia é levar produtos inovadores e sustentáveis para as casas. “Percebemos que o mercado de produtos de limpeza é muito carente de inovação. Os produtos que estão nas gôndolas dos supermercados são os mesmos que os nossos avós compravam. Eu já atuei no setor de inteligência do mercado de produtos de limpeza e em outros setores dessa área, e a tecnologia, em muitos desses materiais, existe, mas não para o consumidor final, somente para o mercado institucional.
Mas essas tecnologias podem, sim, ser aplicadas na limpeza residencial, gerando, inclusive, menos impacto ambiental, menos toxidade para esses lares e mais economia”, explica um dos sócios-fundadores da empresa, Bruno Magalhães.
Embalagens – “Limpar da porta para dentro e também da porta para fora” é um dos motes da empresa, que adota a logística reversa. O assinante devolve as embalagens utilizadas e ganha um produto. Além disso, na primeira entrega, ele recebe frascos reutilizáveis e refis, e, a partir da segunda entrega, somente os refis com os produtos, e continua utilizando os mesmos frascos de aplicação. O próprio empresário adotou esse procedimento em seu dia a dia. Segundo ele, em uma casa com três pessoas, foi possível evitar o descarte de mais de 500 frascos de plástico em um período de três anos e meio.
“O plástico é o principal poluidor do mundo, porque não se degrada no meio ambiente. Infelizmente, muitas empresas continuam negligenciando isso. Nós viemos para trazer uma alternativa a esse uso e, além da preocupação com o descarte das embalagens, a formulação dos nossos produtos é natural, para não agredir nem o consumidor, nem a área que ele está limpando e nem o meio ambiente”, justifica.
O fato de os produtores serem altamente concentrados também é um ponto a mais para a economia, já que eles demandam menos consumo de recursos para a fabricação e transporte e são mais fáceis de armazenar. Além disso, para o consumidor final, quando comparados com os produtos encontrados nas gôndolas dos supermercados, a economia é de cerca de 20%.
A sede da empresa fica em Barueri, São Paulo, de onde os produtos são distribuídos. A fabricação é terceirizada e ocorre junto a quatro indústrias da área.
Como funciona – O assinante pode escolher entre dois kits disponíveis, um que vem com seis produtos de limpeza e tem o custo de R$ 69 por mês, e o outro com nove produtos pelo valor de R$ 119. O kit chega mensalmente para o consumidor e entre os produtos disponíveis estão lava-roupas, amaciante, lava-louças, desengordurantes, multiúsos, limpa-vidros, produtos de limpeza geral e de limpeza pesada. Há a opção também de o assinante escolher os produtos que deseja receber.
A assinatura é válida pelo período de 12 meses, mas o limite do cartão de crédito do assinante não é comprometido, e ele também tem a opção de “congelar” a assinatura em períodos em que não vá precisar dos produtos, quando viajar, por exemplo.
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