Negócios

Stinger GT oferece potência e requinte

Stinger GT oferece potência e requinte
Kia Motors/Divulgação

Com uma série de prêmios da mídia automotiva mundial, o Stinger GT acaba de chegar ao mercado brasileiro com o status de veículo mais potente da história da Kia.

As primeiras 20 unidades a serem vendidas no Brasil fazem parte de uma edição especial, numerada, denominada Launch Edition by Fittipaldi, com identificação no painel e acompanham placa especial oficializando a edição, assinada pelo próprio bicampeão mundial de Fórmula 1.

Equipado com motor 3.3 V6 biturbo, com 370 cv de potência, o Stinger GT possui nova transmissão automática sequencial de 8 velocidades, controle de torque vetorial AWD (All-Wheel Drive), suspensão eletrônica com ajuste de altura do amortecedor e freios da marca Brembo, entre outros itens.

Evolução do carro-conceito que o inspirou, o projeto do Stinger GT foi supervisionado por Peter Schreyer, chefe de design e presidente da Kia Motors Corporation, e sua equipe de designers em Frankfurt (Alemanha).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Acompanhado do seu grupo de engenheiros, o diretor de testes de veículos de alto desempenho da Kia, Albert Biermann, cuidou do desenvolvimento da condução no autódromo Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

“O Stinger GT tem tudo o que se espera de um esportivo genuíno, com design ousado e marcante. É um sedan potente, tecnológico e extremamente luxuoso, com o equilíbrio perfeito de dirigibilidade e conforto”, destacou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Este lançamento simboliza uma nova fase da marca em todo o mundo, inclusive no mercado brasileiro”.

Design – Transformar um carro-conceito em um veículo de série não é uma tarefa simples. Não foi por acaso que Schreyer escolheu o estúdio de design da Kia em Frankfurt como o berço do Stinger GT. “As prioridades foram o luxo, o conforto e o estilo”, disse Gregory Guillaume, chefe de design da Kia Motors Europe. “O Stinger GT se concentra na experiência e na paixão pelo automóvel”.

Da elegante grade frontal às curvas laterais, o Stinger GT transmite uma aparência robusta e muscular. Sua presença marcante é determinada pelo desenho da parte traseira, capô alongado e para-brisas inclinados, distância entre-eixos estendida para oferecer uma cabine espaçosa e muitas entradas de ar.

As rodas largas, juntamente com os contornos rebaixados ao longo das portas, reforçam o visual poderoso do Stinger GT, bem como seus traços de fastback. Outros elementos puramente funcionais do design exterior – as cortinas de ar frontais, os arcos das rodas, a parte inferior lisa e o difusor traseiro integrado – ajudam a eficiência aerodinâmica.

A traseira abriga quatro dutos de escape ovais, enquanto, na frente, a icônica grade “nariz de tigre” da Kia se posiciona em evidência entre os faróis de LED.

Leia também:

Motor 3.3 V6 entrega 370 cv de potência

Interior – No interior do esportivo, destaque para um espaço dedicado ao prazer de dirigir, enquanto os demais ocupantes viajam de forma luxuosa e confortável. O couro Nappa ultrasuave cobre os assentos com contornos profundos, e os bancos dianteiros possuem células de ar no encosto, além de estofamento para total comodidade.

O painel cria um plano horizontal para o motorista conduzir com facilidade. O console central é dividido em duas áreas específicas: os controles de informações e entretenimento se posicionam sob uma grande tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, enquanto os controles de clima e ventilação estão localizados abaixo.

A lista de itens de conforto e de dirigibilidade contempla, ainda, volante revestido em couro, painel mostrador com uma combinação de instrumentação analógica e digital, tela de TFT colorida entre os medidores que informa dados de desempenho (tais como as forças G em curva, tempos de percurso e a temperatura do óleo do motor) e, também, informações auxiliares (como o computador de bordo, a configuração de controlador e a navegação).

Condução – Os 2,91 metros de distância entre-eixos do Stinger GT são mais longos do que outros veículos do segmento Premium, permitindo acomodação espaçosa a seus ocupantes. O porta-malas, de 660 litros, também é maior do que muitos de sua categoria, com espaço suficiente para bagagens, e também dispõe de uma porta elétrica com funcionalidade Smart Trunk.

As suspensões dianteira, tipo MacPherson, e traseira, tipo Multi-link, foram ajustadas para fornecer respostas ideais e contam com ajuste eletrônico de altura. Sempre reagindo de forma prévia às ações do motorista, de acordo com as condições da estrada e do estilo de condução, o Stinger GT pode ser ajustado para responder com mais agilidade, uma vez que o sistema suaviza os impactos frontais e fortalece a parte traseira.

Por outro lado, proporciona estabilidade melhorada em alta velocidade quando o sistema enrijece os impactos frontais e suaviza a parte traseira. O sistema permite cinco modos de condução: Smart, Eco, Comfort, Sport e Custom.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas