Americanos avançam rumo a acordo nuclear
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse ontem que ele e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, fizeram “progresso significativo” rumo a um acordo para que a Coreia do Norte abra mão de suas armas nucleares. Apesar de ainda haver muito trabalho a ser feito, Pompeo afirmou esperar novos resultados após uma segunda cúpula entre o presidente americano, Donald Trump, e Kim. Ainda não há data para a segunda reunião entre os dois líderes.
“É um processo longo”, disse Pompeo, em Seul, para onde viajou após a reunião com Kim, em Pyongyang, no domingo. “Alcançamos um progresso significativo. Continuaremos a fazer progresso e estamos mais avançados nesse processo do que qualquer outra administração em muito tempo”, destacou.
Pompeo não forneceu detalhes, mas disse que ele e Kim haviam concordado em iniciar conversas sobre detalhes da desnuclearização, além da colocação de inspetores internacionais em uma das principais instalações nucleares da Coreia do Norte, e chegaram perto de estabelecer uma data e local para a próxima cúpula Kim-Trump.
Trump se manifestou pelo Twitter, a partir de Washington, pouco depois de Pompeo deixar a Coreia do Norte. Ele citou o progresso que o secretário havia alcançado a partir de acordos que combinou com Kim na cúpula de Cingapura, em junho, acrescentando que espera ver o presidente Kim “no futuro próximo”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Pompeo disse que ele e Kim haviam chegado “bem perto” de estabelecer a logística para a próxima cúpula, mas ressaltou que, às vezes, é difícil definir os últimos detalhes. “Mais importante, ambos os líderes acreditam que há progresso real a ser feito, progresso substancial que pode ser feito na próxima cúpula. Vamos fazê-lo em um momento que funcione para ambos os líderes e em um local que funcione para ambos”, disse. “Ainda não chegamos lá, mas chegaremos”.
KCNA – Por sua vez, o canal estatal de notícias norte-coreano, KCNA, disse ontem que Kim havia “expressado seu desejo e convicção de que grande progresso será alcançado para resolver as questões de maior preocupação do mundo e alcançar o objetivo estabelecido nas últimas conversas”, com a realização da segunda cúpula entre Coreia do Norte e EUA.
Em despacho de ontem, a KCNA chamou as conversas de “produtivas e maravilhosas” e disse que as “posições mútuas foram completamente compreendidas e as opiniões, trocadas”. (AE)
Ouça a rádio de Minas