Azeite mineiro é eleito o melhor do Hemisfério Sul em premiação em Portugal

O azeite mineiro Mantikir Blend Summit Premium (variedade de Arbequina, Koroneiki, Grappolo e Coratina) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a medalha de ouro na categoria Hemisfério Sul, sendo reconhecido como o melhor azeite de 2025 produzido nesta parte do planeta. Com mais essa conquista, a Vinícola Essenza, localizada na região da Mantiqueira, foi duplamente premiada na última segunda-feira (7), durante a 14ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, realizado em Portugal.
Além da primeira colocação, a Essenza também ocupou o segundo lugar no pódio com o azeite monovarietal Mantikir Koroneiki, que conquistou a medalha de prata na mesma categoria. A cerimônia oficial de entrega dos prêmios também acontece em Portugal, no dia 3 de maio.
O produtor e proprietário da vinícola, Herbert Sales, ressalta a importância de representar a região mineira e o Brasil, no concurso, com pouco tempo de trabalho. “São praticamente cinco anos desde o primeiro plantio. Colhemos nossa terceira safra no início deste ano e elas já possuem um alto padrão de qualidade”, comemora.
No concurso, o júri internacional, presidido pelo especialista José Gouveia, analisou cerca de 100 azeites provenientes de uma dezena de países. As amostras foram avaliadas em categorias de frutado e uma categoria específica para o Hemisfério Sul. A premiação reúne produtores individuais, associações, cooperativas e empresas de diferentes regiões do mundo.
O concurso é organizado pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS), com apoio da Casa do Azeite (organização que participa do projeto europeu Interreg OliveOilMedNet), Associação do Azeite de Portugal e patrocínio do Crédito Agrícola, sendo o concurso considerado um dos mais prestigiados do setor.

Como é produzido o premiado azeite mineiro
Considerada com uma das plantações de oliveiras mais altas do Brasil, com terraços de 1.700 a 1.910 metros de altitude, é cultivada na Fazenda Tuiuva, situada na região da Mantiqueira, no município de Maria da Fé, em Minas Gerais. O Refúgio Tuiuva é área de plantio e manejo e contempla as variedades de oliveiras: Arbequina, Arbosana, Coratina, Grappolo e Koroneiki entre outras.
Após a colheita, o fruto é levado para a extração, no Lagar de Quelemém (MG), comandado pelo mestre de lagar Luiz Augusto. O azeite filtrado traduz a essência dos frutos exalando seus aromas naturais e proporcionando um rico sabor herbáceo com picância e doçura equilibradas.
A Vinícola Essenza fechou 2024 com o título de produtora de azeites e vinhos mais premiada do Brasil, acumulando 30 medalhas e honrarias em competições internacionais. O Espaço Essenza Vinícola Boutique fica em Santo Antônio do Pinhal (SP).
Ouça a rádio de Minas