Agronegócio

BDMG promove curso gratuito sobre agricultura regenerativa para cafeicultura

Capacitação terá início no dia 17 de setembro
BDMG promove curso gratuito sobre agricultura regenerativa para cafeicultura
Foto: Fernando Marcos Gonçalves

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio do Programa LabAgroMinas, vai promover um curso on-line e gratuito sobre agricultura regenerativa para cafeicultura, voltado para profissionais de assistência técnica e produtores rurais de Minas.

As aulas se iniciam no dia 17 de setembro e vão garantir certificado.

O programa é uma parceria entre a instituição de fomento e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, com o intuito de desenvolver a agricultura regenerativa e descarbonizante em Minas, além de estimular a competição do setor.

O ciclo de aprendizado é composto de sete módulos com aulas que abordarão o uso de remineralizadores do solo, bioinsumos e outras temáticas fundamentais, além de dias de campo em três regiões do Estado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para reforçar o curso, também serão escolhidas ações de transição da cafeicultura tradicional para a regenerativa, com direito a mentorias e orientações de especialistas.

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destaca a importância deste tipo de agricultura:

“A transição para a agricultura regenerativa passa por uma demanda do mercado, sobretudo, de compradores internacionais, que desejam um café produzido com responsabilidade ambiental e social”.

Para Neto, a prática ainda agrega valor e “aumenta não só a competitividade dos produtores mineiros, mas a resiliência das lavouras às mudanças climáticas”.

Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o link e formalizar a participação até o dia 16 de setembro. (Com informações da Agência Minas).

*Estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas