Agronegócio

Bom Sucesso realiza 4º Concurso de Cafés Especiais com participação de mais de 60 produtores

Premiação em dinheiro para os três primeiros colocados será entregue no sábado (20/9) durante evento no Centro Municipal de Eventos
Bom Sucesso realiza 4º Concurso de Cafés Especiais com participação de mais de 60 produtores
Foto: Wenderson Araújo / Trilux - CNA

O município de Bom Sucesso, na região do Campo das Vertentes, será palco, neste sábado (20), do 4º Concurso de Cafés Especiais, que vai reconhecer e premiar os melhores grãos produzidos na cidade. O evento acontece a partir das 8h, no Centro Municipal de Eventos Porfírio Roberto da Silva.

Mais de 60 cafeicultores locais estão inscritos na disputa, que busca valorizar a agricultura familiar, estimular a troca de conhecimentos técnicos e ampliar a visibilidade dos cafés especiais de Bom Sucesso no mercado. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro que variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil.

Impacto local e valorização

De acordo com o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Renan Bertoli de Freitas, a competição contribui para fortalecer a economia do município e dar destaque aos produtores. “Os cafés premiados ganham maior visibilidade, atraindo compradores e consolidando Bom Sucesso e região no cenário dos cafés especiais”, afirma.

O evento é promovido pela Emater-MG, Berilo Cafés Especiais, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, com apoio de parceiros locais.

Avaliação criteriosa

As amostras apresentadas serão analisadas por profissionais certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), utilizando a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA). Para ser classificado como especial, o café precisa alcançar nota mínima de 80 pontos, em critérios como aroma, sabor, acidez, corpo, doçura, equilíbrio e ausência de defeitos.

Tradição e qualidade

A produção de café faz parte da história de Bom Sucesso e a sucessão no campo garante a continuidade da atividade por novas gerações. Sustentabilidade, manejo tradicional e uso de tecnologias modernas são práticas adotadas pelos cafeicultores locais para melhorar a qualidade dos grãos.

Segundo o extensionista, o resultado é um café de alta qualidade e perfil sensorial diferenciado. “Graças a essas características, os cafés especiais produzidos na cidade vêm conquistando espaço em concursos e no mercado nacional e internacional, reforçando a identidade local como produtora de excelência”, ressalta

Conteúdo distribuído por Agência Minas

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas