Clima contribui e conduz safra mineira de grãos a novo recorde

Minas Gerais deve colher na safra 2022/23 em torno de 18,2 milhões de toneladas de grãos. O volume supera em 8,8% o registrado no ano anterior, que já era o recorde. O aumento tem sido favorecido pelo clima adequado. Dentre as culturas, o destaque é a soja, que deve alcançar um avanço de 6,3% na produção, chegando a 8 milhões de toneladas.
Neste ano, a área de produção de grãos foi ampliada em 4,3% e estimada em 4,2 milhões de hectares. O clima tem favorecido as culturas e, por isso, também é esperado um avanço de 4,3% na produtividade das lavouras. O rendimento médio está estimado em 4,3 toneladas por hectare.
A soja, que vem ganhando espaço antes dedicado ao milho primeira safra, teve a área em produção aumentada em 8,8% no Estado, com o uso de 2,15 milhões de hectares. É esperada uma colheita de 8,06 milhões de toneladas, variação positiva de 6,3%. Quanto à produtividade, deve haver uma retração de 2,3%, com a colheita de 3,7 toneladas por hectare.
Para a primeira safra de milho, é esperada queda de 10,8% na produção, que pode chegar a 4,9 milhões de toneladas. A baixa resulta da redução de 7,7% na área, hoje estimada em 775 mil hectares. A produtividade, 6,3 toneladas por hectare, está 3,4% menor que a registrada na primeira safra do ano anterior.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas