Clima deve afetar a safra de laranja no Estado, aponta o Fundecitrus

11 de setembro de 2021 às 0h20

img
Crédito: Freepik

Rio – A safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro foi estimada na sexta-feira (10) em 267,87 milhões de caixas de 40,8 kg, uma queda de 9%, ou 26,30 milhões de caixas, na comparação com expectativa divulgada em maio.

Segundo o órgão de pesquisa Fundecitrus, o clima foi o principal fator que impactou o número, com a combinação da falta de chuvas e as geadas ocorridas em julho.

O levantamento, realizado pelo órgão em parceria com a Markestrat, FEA-RP/USP e FCAV/Unesp, apontou que as laranjas estão excessivamente miúdas e que a queda prematura de frutos atinge um de seus maiores índices.

“Esses fatores fazem a projeção recuar aos mesmos patamares da safra passada, que também foi bastante prejudicada por condições climáticas desfavoráveis e se encerrou em 268,63 milhões de caixas, apesar da carga de frutos atual ser 12,5% maior devido à bienalidade positiva”, disse em nota o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus Vinícius Trombin.

A região envolvida na pesquisa foca o cinturão citrícola que responde por quase a totalidade das exportações de suco de laranja do Brasil, o maior exportador global da commodity.

“Os dados são atípicos e mostram uma gradual piora da safra, que vem sendo constatada à medida que as colheitas avançam.”

Fundecitrus ressaltou que a principal causa desta acentuada queda da safra é a piora no regime de chuvas, que já se configura na mais grave crise hídrica ocorrida no Brasil nos últimos 91 anos, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail