Agronegócio

Conab: Safra de grãos em Minas deve chegar a 18,47 milhões de toneladas na safra 2025/26

Previsão para 2025/26 aponta crescimento da produção geral no Estado, com milho, feijão e algodão em alta e soja e arroz com queda
Conab: Safra de grãos em Minas deve chegar a 18,47 milhões de toneladas na safra 2025/26
Crédito: Divulgação Jonas Oliveira

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que Minas Gerais colha 18,47 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, um aumento de 0,3% em comparação com a anterior, que foi de 18,40 milhões de toneladas. Os dados são do Levantamento da Safra de Grãos, realizado pela companhia.

A produção de soja continua a liderar o cultivo em Minas com 8,89 milhões de toneladas. Entretanto, os números estão inferiores aos da última safra, quando a produção foi de 9,18 milhões, uma redução de 3,2%. O boletim de safras aponta que adversidades climáticas no Estado, como chuvas irregulares, baixo volume, chuvas de granizo e até mesmo veranicos, comprometeram o plantio na região, que em muitos casos passou por replantio ou por mudança de cultura.

Nacionalmente, a safra de grãos 2025/26 está prevista para produzir 353,1 milhões de toneladas e, caso se confirme, será a maior produção da história do Brasil.

A soja, assim como em Minas, também é destaque no País, com produção estimada em 176,1 milhões de toneladas, 2,7% a mais que na colheita anterior, que foi de 171,5 milhões de toneladas. A cultura também deverá superar o recorde histórico, segundo prevê o gerente de Acompanhamento de Safras da Companhia, Fabiano Vasconcellos.

O crescimento dos números é decorrente de um aumento de 2,8% das áreas plantadas, saindo de 47,3 milhões de hectares em 2024/25 para os atuais 48,6 milhões de hectares.

Milho, feijão e algodão devem crescer

A produção de milho em Minas Gerais tem um aumento previsto de 3,6% em relação ao ciclo anterior. Na safra de 2024/25, a produção mineira foi de 6,59 milhões de toneladas, enquanto a atual deve ficar em torno de 6,82 milhões de toneladas.

A cultura também teve um aumento na área plantada, saindo de 1,08 milhão de hectares na safra anterior para o atual 1,14 milhão. Essa diferença é justificada, em parte, pela decisão de produtores de migrarem para o milho áreas perdidas de soja.

Foto: Claudio Fachel

Segundo o boletim, o retorno das chuvas, em dezembro de 2025, propiciou uma boa recuperação das lavouras, que destaca que as “áreas que foram semeadas mais cedo e estavam em estágios mais avançados de desenvolvimento tiveram seu potencial produtivo comprometido”.

Já o feijão deve ter uma produção 8,6% maior que a anterior, saindo de 462,8 mil toneladas para 502,8 mil toneladas na safra de 2025/26. Com uma área plantada praticamente igual à do período anterior, a maior regularidade das chuvas e a irrigação suplementar ajudaram no desenvolvimento por área.

A estimativa é que a produtividade seja de 1,75 mil kg por hectare de plantação. Um crescimento de 8,4% em relação à safra de 2024/25, que foi de 1,61 mil kg por hectare.

Contudo, o Conab demonstra preocupação com a plantação no Noroeste mineiro, que apresenta aumento da mosca-branca, praga que rouba nutrientes da planta, comprometendo a produção.

Já o algodão em caroço deve ter um crescimento de 10,8%, o que equivale a 122 mil toneladas. Com uma área apenas 0,4% maior que a do ciclo anterior, o aumento se justifica pela maior produtividade por área de 10,2% entre as safras.

Arroz teve maior queda em Minas

Entre os grãos produzidos em Minas, o que deve ter maior queda nesta safra é o arroz, com uma redução de 25,8% na produção relação ao ciclo anterior. Isso se deve a uma queda na área de plantio de 22,2 milhões de hectares para 16,4 milhões na safra 2025/26.

“No Noroeste e Triângulo Mineiro, onde houve grande expansão nas últimas safras, espera-se uma redução significativa na área plantada para esta safra, devido, principalmente, aos preços pouco atrativos do cereal. Até o momento, a expectativa é que lavouras de arroz sejam cultivadas somente em sucessão à soja cultivada sob pivô”, justificou o boletim.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas