Crédito: Wenderson Araujo

Entre os dias 27 e 29 de agosto, Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) percorrem os municípios mineiros de São Domingos das Dores e Guaraciaba com o objetivo de capacitar agricultores familiares da região para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que apoia a comercialização e formação de estoques dos pequenos produtores.

A ação começa pelo município de São Domingo das Dores, onde a visita segue até quarta-feira (28). Já no dia 29 será a vez do município de Guaraciaba. Durante os encontros, os beneficiários do programa serão orientados sobre os normativos em vigor, principalmente sobre temas como documentação obrigatória, produtos amparados, alterações permitidas, limites de aquisição por modalidade, liberação dos recursos, quantidade de produto a ser entregue, local de entrega, controle sanitário e de qualidade, além de informações sobre as entidades que recebem a doação dos alimentos.

Operado pela Conab, o PAA oferece a agricultores familiares, por meio de suas cooperativas ou associações, a garantia de compra da sua produção por preços remuneradores, com geração de renda e inclusão social no meio rural. Também auxilia no combate à fome de milhares de pessoas em todo o país com a doação de alimentos produzidos na sua própria região.

Em 2019, já foram executados por meio do PAA em Minas Gerais, cerca de R$ 759 mil, que beneficiou 704 agricultores familiares locais e mais de 75 mil consumidores dos produtos doados.