Agronegócio

Concurso da ExpoQueijo Brasil 2024 apontará os melhores queijos do mundo

Concurso Internacional do evento, que é em Araxá, vai reunir cerca de 1,1 mil queijos artesanais do Brasil e de cerca de 15 países; são 45 categorias a serem julgadas
Concurso da ExpoQueijo Brasil 2024 apontará os melhores queijos do mundo
ExpoQueijo Brasil 2024 - Araxá International Cheese Awards movimenta Grande Hotel e Termas de Araxá durante quatro dias Foto: Divulgação/ Expoqueijo Brasil

A  ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards, principal evento do segmento nas Américas, vai movimentar o mundo dos queijos artesanais. Reunindo no Concurso Internacional cerca de 1,1 mil queijos artesanais do Brasil e vários outros países, o evento premia os melhores produtos em cerca de 45 categorias e ainda elege o Super Ouro. As estimativas em relação ao evento, que conta ainda com feira de produtos e o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, são positivas. 

Já consolidada entre os produtores de queijos artesanais, a edição 2024 da ExpoQueijo Brasil acontece nos dias 27 e 30 de junho. Reunindo queijos de cerca de 15 países, a estrutura do concurso é montada no pátio principal e nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.

De acordo com a organizadora e proprietária da Bonare Eventos, Maricell Hussein, o Concurso ExpoQueijo Brasil 2024 é um dos mais importantes para os produtores dos queijos artesanais. Conquistar uma premiação no evento, segundi ela, garante o reconhecimento da qualidade dos queijos, sendo fundamental para a agregação de valor e abertura de novos mercados.  

Valorização

“Para o concurso, temos uma capacidade de receber 1,1 mil queijos, volume que é ideal pela estrutura e para que nossos jurados, cerca de 200, possam avaliar com primor. Todos os produtos que participam do concurso são certificados pelos governos, estão aptos a participar e a conquistar medalhas. O concurso valoriza o trabalho do produtor e do queijo, gerando, assim, valor agregado e monetário. Valorizar os queijos artesanais do mundo é nosso objetivo”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Conforme Maricell, a estimativa é receber 3 toneladas de queijos artesanais para degustação e participação no concurso. Minas Gerais é o grande destaque e Estado que tem a maior participação.

“No concurso, Minas é o estado que mais inscreve queijos. Aqui, temos o Queijo Minas Artesanal (QMA). O queijo é a cultura do Estado, o modo de fazer passa de gerações para gerações. Então, digo que a  ExpoQueijo Brasil 2024 não é um evento, é um movimento do queijo artesanal. Enquanto houver discussões sobre as leis, rodas, debates, o palco da ExpoQueijo estará aberto a todos que quiserem contribuir para que nossos queijos sejam os astros”. 

ExpoQueijo Brasil 2024 terá feira de produtos e Fórum Internacional

Além do já renomado Concurso dos Queijos Artesanais, a ExpoQueijo Brasil 2024 terá ainda a Feira Internacional de Negócios e o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar. 

Conforme Maricell, a feira é relevante tanto para os expositores como para os visitantes. Serão cerca de 100 expositores que venderão produtos artesanais que harmonizam com os queijos. Os estandes estarão no pavilhão externo e também em uma cave construída para o evento. A estimativa é vender cerca de 4 toneladas de queijos. 

“A feira é importante por conectar produtores e consumidores. Buscamos valorizar a agricultura familiar e, por isso, teremos diversos expositores. Haverá ainda uma cave de queijos onde serão feitas as harmonizações. Os produtores comercializarão uma variedade de itens como os queijos artesanais, os doces, geleias, cafés, entre outros”.

Este ano, haverá a participação de oito produtores do Rio Grande do Sul, que irão comercializar produtos de vários outros produtores da região. “Para auxiliar, frente a tragédia que os produtores gaúchos estão enfrentamos, fizemos a doação do espaço e da hospedagem” 

O evento conta ainda como Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar. No dia 28 de junho, haverá palestras, oficinas e discussões sobre questões que envolvem a produção dos queijos artesanais. Entre os assuntos, destaque para os Desafios e oportunidades para as Indicações Geográficas e a Influência do terroir na maturação de queijos artesanais: uma análise sensorial comentada.

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards

Data: 27 a 30 de junho

Local: Grande Hotel e Termas de Araxá

Informações: www.expoqueijobrasil.com.br

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas