Concursos municipais de Queijo Minas Artesanal fomentam turismo nas cidades

Formato, acabamento, cor e textura. Esses são alguns dos aspectos avaliados em concursos que prestigiam o Queijo Minas Artesanal. Iniciada neste mês de abril, a temporada de concursos 2024 já foi aberta e promete atrair amantes da iguaria para as regiões produtoras, além de valorizar os produtos locais.
De acordo com a coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Maria Edinice Rodrigues, os concursos municipais são uma etapa importante do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, previsto para agosto: “É neles que se definem os concorrentes dos concursos regionais, cujos finalistas vão para a grande final estadual”.
Com uma média de 50 participantes por edição, a assistente técnica da Emater-MG Fernanda Quadros revela que os concursos estão cada vez mais conhecidos e têm atraído muitos produtores: “A Emater realiza concursos há mais de 35 anos e eles estão cada vez mais competitivos. Tudo começou com o Queijo Minas Artesanal, mas hoje já temos concurso de outros queijos, como o de Alagoa e Mantiqueira de Minas”.
Na visão dela, o concurso é um instrumento importante para melhorar a qualidade da produção. “Os produtores gostam de participar porque, se vencem, conseguem retorno, agregam valor ao produto deles. Além de testar a qualidade do que estão produzindo”, ressaltou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O campeão do concurso estadual do Queijo Minas Artesanal do ano passado, José Orlando, da Bicas da Serra, de Carrancas, no Campos das Vertentes, comenta que participar dos concursos “é colocar à prova o produto que estamos fazendo”. E compara os concursos de queijo a campeonatos de futebol: “A gente acompanha, quer saber quando vão acontecer, onde, quem ganhou e sobretudo ganhar”.
O vice-campeão da mesma edição, Frederico Alves Lima, da Lima Queijos Especiais, de Araxá, no Triângulo Mineiro, comenta que ganhar é “gratificante”. “É sinal que estamos no caminho certo. É um reconhecimento do trabalho que a gente faz com tanto carinho”, comentou. Além disso, ele ressalta que, comercialmente, o produto “passa a valer mais”.
Programação dos concursos é extensa
No próximo sábado (27) é a vez do 15º Concurso Municipal de Queijo Minas Artesanal do Serro, local de grande tradição na arte de fazer queijos. Estarão em xeque a textura, a consistência, o sabor, o aroma, entre outros itens.
A região possui bactérias encontradas no solo dos arredores da Serra do Espinhaço que proporcionam um sabor levemente ácido, porém suave. De acordo com a assistente técnica Fernanda Quadros, historicamente o Serro é um município tradicional na produção do queijo, chegando a nomear toda uma região.
“Hoje a gente percebe que a produção de queijo também já fomenta o turismo. Quando um queijo ganha, as pessoas correm atrás para conhecer e degustar”, disse.
Ao todo serão 11 concursos municipais promovidos pela Emater-MG. Os concursos municipais são seletivas para os concursos regionais, e os regionais qualificam os grandes finalistas para o concurso estadual de Queijo Artesanal promovido pela entidade.
Confira a programação dos concursos municipais:
- 07/04 – Bambuí – já realizado
- 12/04 – Paulistas – já realizado
- 24/04 – Matelândia – já realizado
- 27/04 – Serro
- 04/05 – Vargem Bonita
- 10/05 – Dom Joaquim
- 18/05 – Piumhi
- 30/05 – Alvorada de Minas
- 30/05 – Sabinópolis
- 01/06 – São Roque de Minas
- 30/06 – Delfinópolis
Ouça a rádio de Minas