Conheça os classificados do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

A lista dos classificados para a segunda etapa do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais foi divulgada, nesta sexta-feira (9), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). São 253 amostras aprovadas para a próxima fase com pontuação superior a 85 pontos.
Clique aqui e confira a lista completa dos produtores classificados nesta fase.
Agora, os produtores devem enviar até o dia 25 de outubro, uma amostra de dois quilos dos grãos, do grupo de cinco sacas escolhidas na inscrição, para a Emater-MG. No dia 4 de novembro, as amostras serão analisadas pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Ao todo, neste ano, o concurso registrou 1,4 mil amostras para análise, de 146 cidades no Estado, localizadas nos territórios produtores de café. Somente em Matas de Minas foram 840 inscrições, no Cerrado mineiro foram 151, o Sul de Minas teve 345 inscritos e Chapada de Minas enviou 70 inscrições.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O concurso é dividido em duas categorias, sendo uma delas nomeada ”Café Natural”, onde os grãos recém-colhidos são enviados para secar imediatamente após a sua lavagem.
Já a segunda envolve o café cereja descascado, desmucilado e despolpado. Os três tipos passam por um processo de segmentação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros, após a lavagem, no entanto, os despolpados e desmucilados ainda são enviados para um tanque de fermentação.
O resultado final do concurso está previsto para dezembro.
Ouça a rádio de Minas