Cooxupé vai eleger melhor café especial da safra 2023

A comunidade cafeeira já está na expectativa para saber qual é e de onde vem o melhor café especial produzido pelos cooperados da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), colhido na safra atual. A lista dos 50 melhores cafés será divulgada para o mercado do café no próximo dia 3 de novembro, por meio do Especialíssimo, em Guaxupé, no Sul de Minas.
Com uma premiação total de R$ 330 mil em 2023, o Especialíssimo é o programa de cafés especiais da Cooxupé e da SMC Specialty Coffes, que, desde 2019, premia 50 lotes selecionados. Além disso, o evento apresenta os cafés que se destacaram pela qualidade especial e alcançaram as maiores pontuações nas avaliações física e sensorial do grão. Neste ano, a família cooperada que tiver o lote de café especial escolhido em primeiro lugar vai receber R$ 50 mil.
O vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, destaca a importância do programa na avaliação de qualidade dos produtos.
“Importante destacar que o Especialíssimo não é um concurso, mas sim um programa de qualidade em que os lotes de cafés especiais são selecionados e avaliados por um time de 12 Q-graders, profissionais licenciados que possuem vasto conhecimento em classificação e degustação de cafés. O primeiro deles é o head judge, o juiz de todo o processo, Flávio Borém, professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e pesquisador especialista em cafés especiais”, explica.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Rapidamente absorvidos pelo mercado, os lotes de cafés especiais vencedores são arrematados por compradores de todo o Brasil, além de diversos países como Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Irlanda, Itália, Grécia, Austrália e Coreia do Sul. Isso porque um dos requisitos estabelecidos pelo Especialíssimo é que os lotes selecionados devem atender, no mínimo, o nível 1 de sustentabilidade do ‘Gerações’, o protocolo próprio de sustentabilidade da cooperativa, já implantado junto às famílias cooperadas desde o ano passado.
“A cada ano, nossos cooperados têm se empenhado ao máximo para conseguir produzir um café especial de exímia qualidade. O programa Especialíssimo, desde então, tem apresentado ao mercado de onde vêm esses lotes sempre com procedência e sustentabilidade garantidas”, ressalta Bachião Filho.
Ouça a rádio de Minas