CURTAS AGRONEGÓCIO | 09/11

Queijo italiano vence em Araxá
O queijo italiano Bra Duro Dop é o campeão Super Ouro do Araxá International Cheese Awards, concurso internacional realizado na programação da Expoqueijo 2021. A premiação foi realizada no sábado. Produzido com leite cru de vaca, o Bra Duro DOP alcançou 105 pontos, ficando à frente entre os 15 melhor pontuados que concorreram ao título de grande campeão. O concurso internacional contou com a participação de mais de 800 queijos (550 queijos mineiros; 213 de outros estados brasileiros e 48 internacionais). Além dos brasileiros, estiveram representados no concurso queijos da Itália, Peru, Portugal, Argentina e Suíça.
Semana Internacional do Café
De amanhã até sexta-feira será realizada no Expominas, de forma híbrida, a Semana Internacional do Café (SIC). Estão confirmados para o evento 80 empresas expositoras, e a expectativa do Sistema Faemg, idealizador da feira, é que passem pelo local cerca de 9 mil pessoas, com alcance total de 25 mil devido ao acesso on-line. Em 2019, na última edição presencial da SIC e anterior ao atual período pandêmico, foram movimentados R$ 50 milhões em negócios no local. Mais informações em: www.semanainternacionaldocafe.com.br.
Cooperativas na SIC 2021
O Sistema Ocemg é patrocinador Master da Semana Internacional do Café (SIC) 2021. Além do Sistema Ocemg, a Coocamig e as cooperativas Coopervass e Coopfam já confirmaram a presença com estandes no evento.A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – Sistema Faemg, da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Resolução de intervenção ambiental
Foi publicada a Resolução Conjunta Semad/IEF Nº 3.102/21, que dispõe sobre os processos de intervenção ambiental em Minas Gerais e dá outras providências. A norma define a documentação e os estudos técnicos necessários para o requerimento de autorização para intervenções ambientais. Produtores rurais, consultores e advogados devem ficar atentos, pois a nova norma lista grande quantidade de documentos, estudos e procedimentos passam a ser exigidos.
Ouça a rádio de Minas