CURTAS AGRONEGÓCIO | 17/11

Seminário Mineiro da Cachaça
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza o III Seminário Mineiro da Cachaça, entre 16 e 19 de novembro, de forma totalmente virtual. O evento é gratuito, voltado para toda a cadeia produtiva e comercial da bebida e será transmitido pelo canal da Seapa no Youtube, de terça a sexta-feira, a partir das 17h. Interessados em participar devem se inscrever por meio do link disponível no site da Seapa. Apesar de não haver limite de prazo para a submissão do formulário de inscrição, os organizadores aconselham fazê-la com antecedência.
Café de Caldas ganha prêmio da Cooxupé
O melhor café especial da safra 2021 da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) vem da cidade de Caldas. O cooperado Edivair José de Carvalho é o campeão dentre 50 finalistas do Programa Especialíssimo, ganhando a premiação máxima de R$ 50 mil. A cerimônia de premiação do Programa Especialíssimo aconteceu no último dia 13 em Guaxupé. A premiação total deste ano é recorde: R$ 330 mil. Neste ano, o Programa Especialíssimo recebeu 59,9 mil sacas de cafés especiais via Cooxupé e SMC Specialty Coffees, um crescimento de 20% diante das 49,9 mil recebidas no ano anterior.
Vacinação contra febre aftosa em MG
Pecuaristas de Minas Gerais devem ficar atentos ao calendário da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, doença infecciosa causada por um vírus que atinge o gado. De acordo com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a imunização dos rebanhos deve ser feita até o dia 30 deste mês. Já a declaração pode ser feita até o dia 10 de dezembro através do site do IMA (ima.mg.gov.br). No site, o instituto pede ainda que, ao fazer a declaração, os produtores atualizem a situação cadastral.
Clube Agro faz parceria com a FieldPRO
O Clube Agro, programa de relacionamento multimarcas do setor que conecta indústria, canais de venda e produtores rurais de todo o País, anunciou uma parceria com a brasileira FieldPRO, startup de inteligência climática, que disponibiliza tecnologia (para produtores rurais) capaz de reduzir desperdícios e mitigar riscos do clima. O FieldPRO capacita produtores rurais a melhorar suas operações que são influenciadas pelas condições ambientais. O objetivo é obter resultados precisos, que podem ser acessados por aplicativo ou desktop, e são baseados no monitoramento realizado por um dispositivo terrestre, associado com seu novo modelo de análise climática.
Ouça a rádio de Minas