Decreto é assinado e assegura a clientes rurais acúmulo de subsídios

5 de abril de 2019 às 0h02

img
Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que veta o acúmulo por consumidores de mais de um tipo de subsídio em suas tarifas de energia, mas isenta da regra clientes classificados como rurais, que já têm descontos e poderão continuar a receber benefício adicional caso pratiquem atividades de irrigação, o que deve favorecer o agronegócio.

A medida, publicada no Diário Oficial da União de ontem, vem após uma forte reação de parlamentares a um decreto assinado pelo ex-presidente Michel Temer no final de 2018, que estabeleceu um corte gradual de subsídios na tarifa de energia conferidos a clientes rurais, à irrigação e a empresas de água e saneamento ao longo dos próximos cinco anos.

Na quarta-feira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse a jornalistas que o governo preparava um decreto para recompor os subsídios do agronegócio na energia.

“É vedada a aplicação cumulativa de descontos previstos, devendo prevalecer aquele que confira o maior benefício ao consumidor”, estabelece o decreto, colocando como exceção os clientes rurais, que poderão acumular seu desconto com aquele previsto para atividades de irrigação.

O texto ainda define que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá fiscalizar o cumprimento da regulação sobre os subsídios e eventualmente aplicar penalidades.

Insuficiente – O decreto de ontem, no entanto, não atende a todos os pleitos da bancada ruralista, que apresentou projetos de decreto legislativo para cancelar a medida de Temer que reduz gradualmente o subsídio do setor nos custos de energia.

A medida da gestão Temer, que corta em 20% ao ano os descontos dos clientes rurais, dos irrigantes e de empresas de água e saneamento, deverá, na prática, extinguir o benefício a esses setores em cinco anos.

Em 2017, esses descontos tarifários representaram R$ 2,6 bilhões em subsídio a clientes rurais e mais R$ 780 milhões para consumidores que fazem uso de irrigação.

Os subsídios presentes nas contas de luz, que têm os custos bancados por todos os consumidores, são apontados por especialistas como uma das principais causas para o forte aumento das tarifas de energia no Brasil na última década. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail