Defesa agropecuária das regiões Sul e Sudeste se unem em consórcio

27 de agosto de 2019 às 0h17

img
IMA apresenta ações para integração, homogeneização e convalidação de regras e controles do setor | Crédito: Divulgação/Cosud

A defesa agropecuária foi definida como prioridade nas estratégias para contribuir com o avanço econômico das regiões Sul e Sudeste do país no âmbito da Agricultura e Pecuária. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), se reuniu com instituições de defesa agropecuária dos estados participantes do 4º Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) para propor e discutir ações diversas que visam o fortalecimento sanitário regional.

As medidas para integração, homogeneização e convalidação de regras e controles do setor foram deliberadas pelos secretários de Agricultura e apresentadas aos governadores presentes. Na reunião coube ao IMA propor os pontos essenciais que pautam o trabalho dos grupos e comissões técnicas nos próximos meses, como é o caso da criação de fundos de emergências sanitárias, requisito estabelecido por organismos internacionais, como é o caso da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), para obtenção do almejado status sanitário de região livre sem vacinação para febre aftosa.

A forma de repasse de verbas para a defesa agropecuária a partir do governo federal para todos os estados, dando continuidade a um estudo iniciado por Minas Gerais, esteve na pauta do encontro. A proposta é de modificar a atual celebração de convênio com o Ministério da Agricultura, por exemplo, por um repasse fundo a fundo, com fluxo direto e contínuo, a exemplo de como é realizado no âmbito da Educação e de Saúde.

A defesa agropecuária é uma preocupação da gestão do governador Romeu Zema, e é considerada um dos pilares essenciais para a preservação da saúde pública, considerando os aspectos vinculados à segurança alimentar e ao controle de zoonoses. “O governador Romeu Zema anunciou recentemente o processo seletivo para a contratação de 60 médicos veterinários para o IMA, demonstrando preocupação com a saúde pública da população”, afirmou o diretor-técnico do IMA, Bruno Rocha de Melo.

O próximo encontro do Cosud acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Santa Catarina.

Integração – A condução do tema “A defesa agropecuária integrada e harmônica entre as unidades da federação do Sul e Sudeste”, ficou a cargo dos representantes de Minas Gerais.

O diretor-técnico do IMA, Bruno Rocha de Melo, ressaltou que a defesa agropecuária não funciona de forma isolada e que foram reunidas diversas ações para colaborar com essa integração, partindo do princípio de que esses estados detêm 71% do PIB nacional, além de um grande patrimônio a preservar na agropecuária.

“Podemos fazer mais quando unidos, tudo demanda cooperação entre as entidades. Alinhamos as pautas e, a partir de agora, estabeleceremos um plano de ação para aprofundamento da análise sobre cada ação deliberada como estratégica”, disse.

Ações – O aprimoramento da vigilância no trânsito de produtos de origem animal e vegetal nas barreiras sanitárias, que impacta todo o sistema de sanidade, foi uma das ações discutidas na reunião. Outra ação em destaque foi o compartilhamento de dados e informações críticas entre os órgãos de defesa agropecuária do Sul e Sudeste.

“A troca de informações é essencial. É fundamental, por exemplo, saber de forma oportuna um caso de greening em São Paulo que pode vir a se alastrar em Minas. Isso dá condições de nos anteciparmos aos problemas e sermos mais assertivos nas medidas adotadas”, alertou Bruno Rocha de Melo.

 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail