Delfinópolis recebe concurso de doce de leite pastoso e circuito de cafeicultura a partir desta sexta-feira (12)

A cidade de Delfinópolis, na Serra da Canastra, sedia a partir desta sexta-feira (12) o 2º Concurso Regional de Doce de Leite Pastoso e o 1º Circuito Mineiro de Cafeicultura. A programação, que vai até domingo (14), acontece na Praça Manoel Leite Lemos e reúne cerca de 15 docerias, além de aproximadamente cem cafeicultores da região.
“Em 2024, tivemos o primeiro concurso em Piumhi e abrimos espaço para todos participarem, com o objetivo de fomentar a regularização. A estratégia deu certo, conseguimos aumentar a emissão de certificados sanitários das docerias”, ressalta o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Giovani Braga Passos.
Neste ano, além de ter a doceria regularizada, o participante precisa estar entre os cinco classificados nos concursos anteriormente realizados nos municípios. Outra novidade é o emprego da tecnologia para a apuração das notas. A inovação foi possível graças aos trabalhos realizados em parceria com o Centro Universitário de Formiga (Unifor).
Circuito de cafeicultura
Em paralelo ao concurso, será realizado o 1º Circuito Mineiro de Cafeicultura, com início na sexta-feira (12/9), 14h, também na Praça Manoel Leite Lemos.
Segundo Giovanni Braga, cerca de cem cafeicultores do município e região são esperados para o circuito que terá palestras sobre implantação de lavouras e cuidados com o manejo da cafeicultura, sorteios de brindes e mesa redonda com os produtores. A inscrição para participar da atividade é gratuita e pode ser feita no local.
Os eventos que acontecem até domingo (14) são promovidos pela Emater-MG em parceria com a prefeitura municipal, Unifor, Sicredi e Sicoob Sarome. Os participantes ainda terão a oportunidade de degustar e adquirir queijos, doces, cachaças e artesanatos da região da Canastra.
“Acredito que essas atividades incentivam os produtores a regularizarem suas docerias e a divulgarem seus produtos. Valorizando a produção regional e incentivando também o turismo que é extremamente
forte na região da Canastra”, destaca Giovanni Braga.
Conteúdo distribuído por Agência Minas
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas