Nutrição balanceada eleva renda para pecuaristas

25 de agosto de 2021 às 0h30

img
Cada vez mais, laticínios vêm pagando valores diferenciados por produto de maior qualidade | Crédito: Jadir Bison

A nutrição do rebanho está entre os cuidados mais importantes para se obter maior volume e qualidade, principalmente, na produção de leite. A dieta equilibrada e rica estimula a vaca a produzir com todo o seu potencial, e o resultado é um leite com maior concentração de sólidos e sanidade.

Com uma matéria-prima superior, a produção de derivados como os queijos e iogurte é favorecida tanto em rendimento quanto na qualidade e durabilidade do produto final. Devido a estes diferenciais, muitos laticínios já pagam valores diferenciados conforme a qualidade do leite recebido, e os produtores têm investido nas melhorias.

De acordo com o gerente de Nutrição Ruminantes da Vaccinar, Fabiano Lopes Bueno, para produzir com todo seu potencial, a vaca precisa estar bem nutrida e, assim, vai responder melhor. “A nutrição fornece o subsídio para o animal produzir leite, melhorar a produção e a qualidade. Por isso, é importante que o produtor forneça uma dieta equilibrada”, destaca. 

Quando se fala no processamento do leite e produção de lácteos, como os iogurtes e queijos, a qualidade do leite é importante para se obter maior rendimento. Os elevados níveis de proteínas e de gorduras impactam na produtividade dos laticínios, gerando maior volume e qualidade final melhor. 

“A nutrição bem adequada e ajustada permite a maior produção de leite com alto teor de proteínas e gorduras. A falta de uma nutrição impacta de forma negativa no leite produzido e também na indústria, que terá menor rendimento e produtos de menor qualidade. Quando se tem uma matéria-prima ruim, não é possível corrigir ao longo da produção”, explica. 

Definição da dieta

Dentre os cuidados que os produtores devem adotar está a contratação de profissionais que irão avaliar o rebanho e definir a melhor dieta. É importante ter equilíbrio entre o fornecimento de alimentos concentrados, que geralmente é a ração, e de volumosos, que são o pasto, silagem e/ou fenos. Além disso, com o auxílio de um profissional, também é interessante adicionar na alimentação das vacas os macro e microminerais e vitaminas. 

“Trabalhamos em uma empresa de nutrição com produtos ricos em macro e microminerais e vitaminas. Na nutrição é extremamente importante ter equilíbrio para manter a saúde e produção da vaca dentro do contexto do leite de alta qualidade. O leite é uma importante fonte de cálcio, se a vaca não tiver nutrição equilibrada em cálcio, o leite e a vaca perdem qualidade e as vitaminas e minerais são importantes neste processo”, disse Bueno. 

Além de trabalhar com diversos produtos voltados para a nutrição do rebanho, a Vaccinar também conta com uma equipe de técnicos que são preparados para atender as demandas dos produtores. A equipe vai até as fazendas, avalia e orienta os pecuaristas sobre a melhor maneira de nutrir o rebanho e formar um programa nutricional completo, que atende desde as bezerras até as vacas em lactação.

Melhor remuneração

Ao cuidar da nutrição e obter um leite de qualidade superior, o produtor pode ser melhor remunerado. De acordo com Bueno, muitos laticínios pagam valores diferenciados pela qualidade do leite. Quanto maior a concentração de gorduras e proteínas e menor índice de células somáticas, maior pode ser o prêmio. Em uma atividade com custos elevados e margem de lucro estreita, essa pode ser uma das soluções para manter a atividade rentável. 

“O produtor, em geral, está em busca por ferramentas que geram melhorar qualidade e produtividade, o que também é buscado pela indústria. Em regiões onde os laticínios fazem pagamentos por qualidade, o produtor busca a melhoria porque a remuneração é significativa. É um investimento que ele terá retorno”, afirmou. 

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail