Emater-MG e Sesc firmam parceria para ampliar doações de alimentos da agricultura familiar
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, formalizaram, em Belo Horizonte, uma parceria para executar o projeto Campo Solidário. A iniciativa amplia a captação de alimentos excedentes da agricultura familiar para doação e reforça ações de segurança alimentar no Estado.
O projeto Campo Solidário passa a integrar as estratégias do Programa Sesc Mesa Brasil, que atua na mediação de doações e no combate ao desperdício, sendo um dos mecanismos que podem estimular a distribuição de alimentos em Minas Gerais. Isso porque a projeção para 2026 é de 15 milhões de quilos, 1,1 milhão a mais em comparação ao ano passado.
Mobilização no campo
Nesta nova etapa, a Emater-MG será responsável por mobilizar produtores rurais para a doação de excedentes, oferecer apoio técnico na identificação dos alimentos aptos à destinação e integrar as ações às agendas de inclusão produtiva, agroecologia e sustentabilidade ambiental.
Para o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Martins Maia, a parceria amplia o alcance social da agricultura familiar. “Para nós, é uma honra poder trazer a agricultura familiar para o Programa Mesa Brasil. Agradecemos a oportunidade de fazer parte do projeto Campo Solidário, que promoverá sustento, consumo consciente e o combate ao desperdício de alimentos”, diz.
Já o diretor regional do Sesc em Minas, Alberto Moreira Vieira, afirma que a iniciativa fortalece o enfrentamento à fome. “Essa parceria é de grande importância para continuarmos esse trabalho social e, junto com vocês, combater a fome e o desperdício de alimentos”, declara.
Em Minas Gerais, o Programa Sesc Mesa Brasil começou em 2003 e está integrado ao Sistema Fecomércio MG, articulando doações de supermercados, feirantes, produtores rurais e indústrias.
Ouça a rádio de Minas