Agronegócio

Feira busca valorizar produtores rurais de Brumadinho e região

Feira busca valorizar produtores rurais de Brumadinho e região
Crédito: Divulgação

Produtores rurais de Brumadinho e municípios vizinhos serão destaque na próxima Feira da Agricultura Familiar, que é realizada semanalmente na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Ela vai marcar os seis meses da tragédia e será promovida hoje, das 10 às 14h, no subsolo do Edifício Gerais. A feira é organizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e Emater-MG.

A ideia é valorizar a agricultura familiar da região e mostrar que os produtos são de qualidade, pois não foram cultivados em áreas atingidas pela lama, após o rompimento da barragem da Vale, em janeiro deste ano. Produtores dos municípios de Brumadinho, Mário Campos, Betim, Sete Lagoas e Esmeraldas vão se juntar a agricultores de outros municípios que já participam regularmente da feira. Ao todo serão 23 barracas.

“Esses produtores de Brumadinho e região não utilizam a água do Rio Paraopeba, que foi atingido pela lama da barragem que se rompeu. A água usada vem de outros córregos, acima do Paraopeba, ou de poços artesianos, longe da área atingida. No caso dos produtores de tangerina, a maioria nem utiliza irrigação”, afirma o coordenador-técnico regional de Horticultura da Emater-MG, Wagner Fani.

Os participantes da feira foram selecionados pelos técnicos locais da Emater-MG de cada município. Serão comercializados limão, tangerina, folhosas, mandioca, temperos, feijão, conservas, doces e cachaça. (Com informações da Emater-MG).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas