Agronegócio

Festival do Queijo Artesanal de Minas bate recorde: 5 toneladas de queijos vendidos

A marca ficou bem acima das 4 toneladas vendidas na edição de 2023
Festival do Queijo Artesanal de Minas bate recorde: 5 toneladas de queijos vendidos
Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais bate recorde na sexta edição. Foto: Renata de Paoli / Divulgação

A sexta edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais bateu recorde de vendas, com cerca de 5 toneladas de queijos comercializados, e um faturamento de R$ 470 mil. A marca ficou bem acima das 4 toneladas vendidas na edição de 2023. O balanço do evento foi divulgado nesta terça-feira (9).

O festival aconteceu entre os dias 15 e 17 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, e atraiu mais de 17 mil visitantes, que puderam comprar queijos artesanais de 13 regiões produtoras do Estado:

  • Araxá,
  • Campo das Vertentes,
  • Canastra,
  • Cerrado,
  • Diamantina,
  • Entre Serras da Piedade ao Caraça,
  • Serra do Salitre,
  • Serras da Ibitipoca,
  • Serro,
  • Triângulo Mineiro,
  • Serra Geral,
  • Alagoa
  • e Mantiqueira.

Durante o evento, promovido pelo Sebrae Minas e Sistema Faemg/Senar, mais de 200 pessoas participaram de uma degustação às cegas para eleger o “Melhor Queijo do Festival”. Quem levou o título, pelo terceiro ano consecutivo, foi o queijo da Mantiqueira de Minas.

Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais bate recorde na sexta edição. Foto: Renata de Paoli / Divulgação
Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais bate recorde na sexta edição. Foto: Renata de Paoli / Divulgação

Muitos negócios fechados no Festival do Queijo Artesanal de Minas

Ao longo do festival, também foram comercializados 6.017 pratos que utilizaram como ingrediente principal 153 quilos de queijo. Os pratos foram preparados por sete chefs de pequenos negócios mineiros de alimentação que participam do programa Prepara Gastronomia, uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece suporte empresarial e acesso ao mercado para os empreendedores do setor. As vendas geraram uma receita de R$ 168 mil para os estabelecimentos participantes.

Outros R$ 116 mil foram gerados em negócios com a venda de doces, geleias, cachaças e licores produzidos por oito agroindústrias e peças artesanais feitas por cinco artesãos, apoiados pelo projeto Origem Minas.

Além disso, 39 produtores mineiros de queijo, cachaça, café, molhos, antepastos, geleias e doces, também apoiados pelo projeto Origem Minas, puderam apresentar seus produtos para 20 donos de empórios, minimercados, cafeterias e lojas especializadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e de cidades do interior de Minas Gerais durante a Agenda de Relacionamento. O encontro, promovido no segundo dia do evento, resultou em aproximadamente R$ 1,7 milhão em expectativas de negócios.

Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais bate recorde na sexta edição. Foto: Renata de Paoli / Divulgação
Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais bate recorde na sexta edição. Foto: Renata de Paoli / Divulgação

Troca de conhecimento

Durante os três dias do festival, também foram oferecidos conteúdos técnicos, como seminários. Uma novidade desta edição foi a realização do 1º Encontro de Mulheres do Queijo, em que mais de 100 produtoras, pesquisadoras e comerciantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos sobre o mercado e a cadeia produtiva do queijo.

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