Governo do Paraná estima produção recorde de soja

21 de fevereiro de 2020 às 0h03

img
Crédito: Jonas Oliveira

São Paulo – O Paraná deverá colher uma safra recorde de soja em 2019/20, de 20,36 milhões de toneladas, estimou ontem o Departamento de Economia Rural (Deral), que, até o mês passado, previa uma colheita de 19,7 milhões de toneladas.

Caso a nova projeção se confirme, a safra do Paraná, tradicionalmente o segundo produtor de soja do Brasil, deverá superar o recorde registrado em 2016/17, de quase 20 milhões de toneladas, disse o economista Marcelo Garrido, do Deral, o órgão do governo paranaense que realiza estimativas.

“As condições nas últimas semanas foram boas para a safra, o pessoal andou reavaliando, a safra está muito boa, e o atraso no plantio acabou beneficiando a cultura”, analisou ele, lembrando que agronomicamente o ideal é plantar em outubro.

Contudo, muitos produtores do Paraná correm para plantar o quanto antes, se possível, em setembro, para fazer a segunda safra de milho em uma boa janela climática, com menos riscos de seca e geadas.

“Frustrou para quem não conseguiu plantar soja no início, mas a parte sanitária da soja foi muito beneficiada, a cultura conseguiu se desenvolver bem e está formando uma safra que tem tudo para ser recorde”, comentou.

Com 22% da área de soja já colhida e a maior parte da safra em maturação (51%) e frutificação (43%), a expectativa é de que, pelos menos em termos de volume, o Estado confirme a produção estimada.

Milho – O Deral fez ainda pequenos ajustes nas estimativas para a safra de milho. No caso da primeira safra, houve elevação para 3,3 milhões de toneladas, aproximadamente 100 mil toneladas a mais do que na previsão de janeiro, o que representará um aumento de 5% na comparação anual.

Para a segunda safra, em processo de plantio, a projeção foi aumentada para 12,4 milhões de toneladas, um ajuste da mesma magnitude do realizado na primeira. Ainda assim, a colheita cairia 7% ante a temporada passada, quando a área e a produtividade esperada foram maiores. Até o momento, o Estado plantou 32% da área projetada, de 2,16 milhões de hectares. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail