A granja espanhola Laboratórios Larrasa planeja produzir 9 milhões de ovos neste ano | Crédito: www.adriana.fot.br

A granja espanhola Laboratórios Larrasa iniciou, na última semana, as operações em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Com foco na produção de ovos férteis, a indústria demandou investimentos de R$ 70 milhões e gerou 60 postos de trabalho.

A instalação da companhia no município é considerada importante para a diversificação das atividades econômicas e para tornar o setor agropecuário, que já é tradicional em Uberaba, ainda mais potente.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba, José Renato Gomes, o início das operações da indústria é fundamental para a geração de empregos na região, principalmente no momento de crise como o atual, provocado pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, a empresa vem reforçar o potencial do município para as atividades agropecuárias.

“A granja Laboratórios Larrasa veio para fortalecer muito a nossa posição de capital do agronegócio. Nosso município tem grande diversidade econômica, sendo o maior polo de fertilizantes da América Latina, foi responsável pelo desenvolvimento das zebuínas e do Girolando, produz grãos, carnes, leite, açúcar, etanol e também a avicultura. Com a nova empresa, estamos expandindo nossa atuação, o que é muito importante”, destacou.

A empresa – Segundo as informações da Prefeitura de Uberaba, com investimento de R$ 70 milhões e o início das operações, ainda este ano haverá um giro de aproximadamente 9 milhões de ovos. A unidade está localizada a 32 quilômetros do perímetro urbano em um espaço de 32 alqueires.

Serão criados 60 empregos diretos, além dos indiretos. O início das operações ocorre com 50 mil matrizes e a previsão é de alcançar 400 mil aves ao longo do tempo.

Ao todo, serão construídos quatro núcleos com oito aviários de recria, mas, para início imediato, o alojamento ocorrerá no primeiro núcleo, com quatro aviários, que comportará até 40 mil ovos por dia.

Ainda segundo Gomes, a localização e a logística privilegiadas, com ferrovias e rodovias que ligam o município aos grandes centros e ao Porto de Santos, são importantes diferenciais que contribuem para a atração de indústrias de segmentos variados.

Investimentos continuam – Mesmo com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e a implantação de isolamento social para a contenção da disseminação da doença, que afetou diversas atividades econômicas, a intenção de investimentos em novas indústrias em Uberaba continua em evolução.

“A princípio, achamos que as intenções de investimentos seriam afetadas, mas não foi o que ocorreu. Não posso divulgar ainda, mas as negociações continuam e não teremos somente este investimento no setor. O agronegócio, mesmo durante as crises, continua apresentando resultados positivos e contribuindo para a economia, e Uberaba vem sendo favorecida com isso”, explicou.