Agronegócio

IMA mantém condição de certificador

IMA mantém condição de certificador
Crédito: MAPA / Divulgação

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) manteve a condição de Organismo Certificador de Produtos Orgânicos e Cachaça (OCP) concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A auditoria foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2022, e o resultado favorável foi comunicado oficialmente em fevereiro desse ano pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE do Inmetro. Essa acreditação permite ao IMA certificar produtos com base em princípios internacionais, considerados de grande confiabilidade.

“Mais uma vez, o IMA teve sua competência técnica reconhecida, segundo os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17065:2013, para realizar atividade de certificação de produtos, após ser auditado pela CGCRE/Inmetro em outubro e novembro de 2022”, comenta a gestora de qualidade da Gerência de Certificação do IMA, Valéria Almeida.

Valéria explica que a trajetória para o IMA obter e manter a condição envolveu todo um planejamento de sistema de gestão, com estruturação e treinamento de uma equipe de auditores, de forma a estar qualificada para exercer a atividade conforme os preceitos da ISO em questão. “A implementação de uma boa gestão de imparcialidade e confidencialidade foram fundamentais para a obtenção e manutenção do IMA como OCP”, acrescenta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Atualmente, o IMA possui 26 clientes com produtos orgânicos certificados contemplados nos escopos produção primária vegetal e/ou processamento de produtos de origem vegetal.

O gerente de Certificação do Instituto, Rogério Fernandes, lembra que a certificação de produtos agropecuários se consolida cada vez mais como instrumento de acesso a mercados. “A certificação se torna um quesito decisivo na relação com os consumidores atentos aos processos produtivos que atendam às normas sanitárias, ambientais, trabalhistas e, principalmente, que permitam a rastreabilidade e assegurem a qualidade”, argumenta. (IMA)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas