Agronegócio

Indústria de carne bovina do Brasil vê solução sobre tarifas dos EUA em até 60 dias

As exportações brasileiras para os EUA caíram desde agosto
Indústria de carne bovina do Brasil vê solução sobre tarifas dos EUA em até 60 dias

A indústria exportadora de carne bovina do Brasil espera uma solução para as tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos ao produto em até 60 dias, afirmou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Roberto Perosa, em entrevista à CNN Brasil.

“Eu acredito que, em um prazo entre 30 e 60 dias, isso deve estar equacionado”, afirmou.

Ele ressaltou que a associação está “muito otimista” com as negociações do Brasil com os EUA, após o encontro dos presidentes Lula e Donald Trump, na Malásia, no final do mês passado.

As exportações brasileiras para os EUA, segundo maior mercado para o produto do Brasil após a China, caíram desde agosto, quando as taxas adicionais foram impostas.

“Acredito que, em breve, teremos boas notícias, com eventuais retiradas de tarifas adicionais, para que se retome o fluxo comercial da carne bovina”, disse.

As tarifas para a carne bovina brasileira subiram para 76,4%, sendo 50% da taxa adicional. Antes já havia uma alíquota de 26,4% para o Brasil exportar aos EUA.

Além da carne bovina, o Brasil busca reduzir tarifas para outros produtos, como o café. O país da América do Norte é o maior consumidor mundial e principal importador de grãos brasileiros.

Conteúdo distribuído por Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas