Inscrições abertas para o 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro

Já estão abertas as inscrições para o 13º Prêmio da Região do Cerrado Mineiro, promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae Minas. A premiação, já consolidada como uma das mais respeitadas do setor, reconhece a excelência dos grãos cultivados com origem controlada, sustentabilidade e rastreabilidade. A edição 2025 tem novidades.
Entre elas, a criação da categoria Doce Cerrado Mineiro, voltada exclusivamente a produtores cooperados que trabalham com cafés naturais e que expressam, na xícara, o perfil sensorial típico da região: notas doces de chocolate, caramelo, amêndoas e acidez cítrica equilibrada. Além da nova categoria, o prêmio passa a adotar oficialmente o nome Fermentado para a antiga Fermentação Induzida. As categorias Café Natural e Cereja Descascado estão mantidas. O regulamento completo está disponível no site.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Plantio de soja pode avançar 2%
A área plantada com soja no Brasil em 2025/26 deverá crescer 2,0% em relação à temporada passada, permitindo que o maior produtor e exportador da oleaginosa tenha um novo recorde produtivo, apesar de margens não tão boas para os agricultores, afirmaram consultorias na segunda-feira (4). A Céleres estimou em 48,6 milhões de hectares a área plantada para o novo ciclo, com plantio a partir de setembro.

Mas a semeadura cresceria menos de 1 milhão de hectares, avanço considerado mais “comedido” diante de margens positivas, “mas pressionadas”. Desafios para um crescimento mais robusto das importações da China também foram citados. Com esse aumento na área e um avanço de 0,5% nas produtividades esperadas, o Brasil poderia produzir 177,2 milhões de toneladas de soja contra o recorde do ciclo anterior (172,8 mi/ toneladas). Para a StoneX, a área plantada aumentará também 2%, permitindo uma produção de 178,2 milhões de toneladas.
Conacarne em BH vai debater futuro da proteína bovina
O Sistema CNA/Senar e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), vão promover, nos dias 18 e 19 de setembro, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne) em Belo Horizonte.
O maior encontro sobre a carne bovina do País será no Expominas e vai reunir produtores, técnicos, indústria e especialistas. As vagas são limitadas. O evento é inédito e inclui debates sobre tendências de consumo no Brasil e no mundo, qualidade e padrões para o produtor, a carne do futuro, expectativas para o mercado do boi, tecnologias de produção, casos de sucessos na pecuária, entre outros temas.
Ouça a rádio de Minas