Agronegócio

Após países do Mercosul inflarem preço do arroz, Conab suspende leilão para comprar grão importado

Após países do Mercosul inflarem preço do arroz, Conab suspende leilão para comprar grão importado
Foto: Reuters/Andrew Biraj

São Paulo – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu o leilão de compra de arroz importado marcado para esta terça-feira (21), operação esta que o governo havia lançado como uma das medidas para limitar os impactos nos preços do produto, após as enchentes no Rio Grande do Sul.

A estatal não informou imediatamente a razão da suspensão da operação, que inicialmente compraria cerca de 104 mil toneladas de arroz importado por terceiros.

O comunicado sobre a suspensão foi publicado na noite de segunda-feira (20) no site da estatal. A Conab disse que a data de realização do leilão será publicada oportunamente.

Em entrevista ao g1, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o leilão foi suspenso depois de o Mercosul (Paraguai, Uruguai e Argentina) elevar em até 30% o preço do cereal.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nesta segunda, o governo federal zerou a tarifa de importação do arroz para o restante do mundo, o que pode permitir que outros países entrem na competição em maior igualdade com os membros do Mercosul.

Desde o início, o programa de compra de arroz importado não foi bem recebido por produtores do Rio Grande do Sul, Estado que responde normalmente por 70% da safra nacional do produto básico.

Agricultores afirmam que, apesar das perdas, a colheita já estava avançada, e a produtividade neste ano indicava bons resultados. Dizem ainda que a compra de arroz importado pode pressionar os preços locais, desestimulando a nova safra.

De outro lado, a alta dos preços preocupa o governo do ponto de vista da inflação. Na véspera, o comitê gestor da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução a zero do imposto de importação de três tipo de arroz, como medida adicional para evitar problemas de oferta e de preços do produto decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul.

O preço do arroz em casca posto na indústria do Rio Grande do Sul subiu 8,55% no acumulado do mês, para 116,28 reais a saca de 50 kg, segundo o indicador de arroz em casca do Cepea/Irga.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas